Fórum
Ulbra sedia FAS Universitário 2017
Evento promoveu reflexões sobre a comunicação
Comunicação é Vida! O debate pelo viés dos valores foi o tema do FAS Universitário Ulbra 2017, que aconteceu na noite de quarta-feira, 9 de novembro, no campus Canoas. O evento é promovido pela Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa do Rio Grande do Sul (ADCE) em parceria com a diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Ulbra e conta com o apoio da Coordenação de Ensino presencial e EAD da Instituição. A iniciativa, que tem sua origem no Fórum ADCE para Sustentabilidade (FAS), busca como pilar central a base de valores que deve orientar a tomada de decisão e ação das pessoas.
A temática do encontro foi debatida por quatro convidados em uma mesa-redonda que teve a mediação do diretor da Unidade, Erivaldo Diniz de Brito. Falaram no evento a doutora em Comunicação Social e integrante da ADCE, Ana D'Amico; o capelão da Unidade Mário Fukue; a doutoranda em Engenharia de Produção e Sistemas e sócia diretora da RB Learning, Elenise Rocha; e a especialista em Comunicação Organizacional e em Mídias Sociais e integrante da ADCE, Laury Garcia Job.
A mesa-redonda teve início com a apresentação de Ana D'Amico, que falou sobre o marketing centrado no ser humano. Dando enfoque ao âmbito corporativo, Ana abordou o marketing com foco em valores, ressaltando que as empresas também possuem responsabilidades ligadas aos valores voltados para marca que são importantes para compor toda sua instituição. Ela enfatizou que uma organização precisa saber quais são os princípios que a norteiam.
Mário Fukue palestrou sobre o Jesus Cristo, o comunicador dos milênios, analisando Cristo sob o ponto de vista linguista discursivo. O capelão disse que Jesus tinha uma linguagem performativa, atuante e que produzia resultados, exemplificando que a mensagem dele quebrou diversos paradigmas da época.
Coube a Elenise Rocha conduzir a terceira palestra da noite. Ao argumentar de que forma as pessoas podem transformar o prazer do mundo virtual para o mundo real, Elenise citou a gamificação, que segundo ela consiste em uma estratégia recorrente em áreas como educação, marketing e de âmbito social. A convidada apresentou ações relativas à gamificação que estão sendo realizadas em termos de colaboração, estimulando a comunicação e a participação do cidadão para a resolução de problemas sociais.
Por fim, Laury Garcia Job argumentou que a comunicação é uma conquista importante do ser humano e que as pessoas não devem ter medo de se comunicar, pois cada um tem seu próprio limite. Em tom reflexivo, a convidada salientou que para existir uma melhor compreensão de uma mensagem é preciso que se demonstre e exija confiança, mas sempre buscando o bem comum.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Notícias relacionadas
-
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras