Reforma Luterana
Reforma em quadrinhos integra Rede de Escolas às comemorações da data
Exposição apresenta o movimento luterano através do olhar dos estudantes
O projeto História em Quadrinhos Reforma 500 anos, iniciativa da Diretoria de Extensão em parceria com a Rede de Escolas da Ulbra, realiza a exposição dos trabalhos produzidos por 65 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das instituições de ensino mantidas pela Aelbra, até a próxima terça-feira, 31 de outubro, no prédio 6 do campus Canoas.
Participam da mostra estudantes das Escolas Ulbra São Marcos e Ulbra Paz e dos Colégios Ulbra São João, Ulbra Martinho Lutero, Ulbra Concórdia Cacoal e Ulbra Cristo Redentor, além das unidades de Joaçaba e Catanduvas (SC), do Colégio Luterano Santíssima Trindade, totalizando 65 alunos envolvidos.
A proponente do projeto, Gisele Becker, que atua também na Pró-reitoria Acadêmica e na Coordenadoria de Processos - Cursos e Eventos, afirma que a intenção foi incentivar os alunos a conhecer a história da Reforma Luterana de uma forma mais leve e textual: "Buscamos instigar a imaginação dos estudantes e fortalecer a identidade luterana, principalmente neste período onde as comemorações referentes aos 500 anos são universais. O resultado foi fascinante, salientando que tivemos um breve período de inscrição entre demais atividades que os alunos e professores desenvolvem, conseguimos ter um número significativo de inscritos e através da criatividade eles conseguiram expor a importância do movimento não só no aspecto confessional, mas também no social e político".
Para a diretora da Rede de Escolas, Nurfis dos Santos Vargas, a proposta levada às salas de aula, além de ser um gênero textual a ser trabalhado nas disciplinas na área da linguagem, também propõe uma forma de aprendizagem ativa. "Projetos como este proporcionam que os nossos alunos sejam protagonistas de suas aprendizagens e tenham autonomia intelectual. Neste momento em que comemoramos os 500 anos da Reforma Luterana, essa foi uma atividade desenvolvida para proporcionar esses aprendizados de uma forma lúdica e de compreensão sobre a temática desde os mais novos estudantes", salienta.
As produções são baseadas no tema Reforma Protestante em alusão aos cinco séculos do movimento luterano e integram a comemoração da data, incentivando a criatividade e a compreensão sobre este acontecimento histórico e seu significado até os dias atuais.
Gustavo Hasse Becker, diretor de Extensão, avalia a proposta como de grande valor para a comunidade escolar: "A realização do projeto foi de grande importância pelo fato de incentivar os alunos a produzirem algo de que gostam muito -- as HQs -- desenvolvendo a sua criatividade e resgatando um fato histórico que, além de ser a base filosófica da escola em que estudam, repercute até hoje em diversos segmentos da sociedade".
Palavra do Pastor
O capelão dos Colégios Ulbra São Marcos e Ulbra Paz, Valdomiro Jacobsen, destaca a importância da proposta no ambiente escolar: "Foi extremamente importante o projeto Reforma Luterana através de Histórias em Quadrinhos. Nas duas escolas em que trabalho, os alunos se envolveram bastante, especialmente aqueles que gostam de desenhar. Foi uma maneira de se aprofundarem no assunto e aprimorarem o dom de desenhar. E, acima de tudo, possibilitou uma intensa troca de ideias e a descontração por estarem aprendendo de uma forma lúdica".
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras