Comunicação Social - Intercâmbio
Comunicação Social e Agex debatem o intercâmbio
Estudar no exterior não é coisa de outro mundo
Viver por um período no exterior é um sonho comum a muitos estudantes. Ciente deste fato, a Agência Experimental de Comunicação Integrada (AGEX) promoveu na noite da última terça-feira (26.06), mais uma edição do seu tradicional Happy Hour para debater o assunto.
Com o tema Estudar no exterior não é coisa do outro mundo, a iniciativa trouxe duas alunas da ULBRA para falarem de suas experiências fora do Brasil e também um estudante que viajará em breve ao exterior para contar sobre suas expectativas. A mediação do encontro ficou por conta do coordenador do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Audiovisual, Alexandre Sant-Pierre, que residiu e estudou em Israel no início dos anos 1990. Durante o evento, os convidados e o mediador falaram da importância do conhecimento do idioma do país em que é pretendido viajar; nesse quesito é necessário, inclusive, excelente fluência verbal para facilitar a adaptação ao local.
Viktória Do Canto, que cursa o primeiro semestre de Publicidade e Propaganda na Universidade, permaneceu por quatro meses na cidade de Vancouver, no Canadá entre 2011 e 2012. Sua viagem não foi motivada por questões relativas aos estudos, mas sim pela influência das histórias que seu padrasto havia vivenciado quando morou no estrangeiro. “No início enfrentei muitas dificuldades, inclusive com o idioma escrito. Entretanto, acho que cresci bastante. Fui obrigada a resolver sozinha situações e problemas que não estava acostumada no Brasil, quando tinha toda minha família para auxiliar. Me tornei uma pessoa mais sociável”, destacou Viktória.
Já a aluna do curso de Relações Públicas da ULBRA Canoas, Fernanda Vesterlon, foi para um lugar ainda mais distante, a Austrália. Sem ligações acadêmicas, sua motivação foi o gosto por viagens, além do desejo de aperfeiçoar o conhecimento na língua inglesa. Em terras australianas, Fernanda permaneceu por 18 meses. Lá ela estudou inglês, realizou curso técnico de Administração e trabalhou como babá. “O que mais aprendi nesse período fora de meu país, foi viver com as próprias pernas. O amadurecimento que tive mudou meus objetivos e minhas exigências. Voltei de lá muito diferente do período em que saí do Brasil”, enfatizou a estudante.
O terceiro convidado da noite foi Tobias Rieth, aluno do curso de Publicidade e Propaganda da ULBRA Canoas. Ele viaja em breve para os Estados Unidos, onde vai permanecer por um ano. Sua viagem tem propósito acadêmico, sendo realizada através da modalidade Graduação Sanduíche no Exterior, que faz parte do Programa Ciência Sem Fronteiras da CAPES/CNPq. A iniciativa do governo federal, lançada em parceria com instituições acadêmicas, tem o objetivo de levar alunos ao exterior para aperfeiçoar sua formação, estimular suas competências e habilidades e auxiliar em seu desenvolvimento científico e tecnológico. Tobias possui expectativas que vão além do aprimoramento da língua inglesa. “Quero entender essa cultura consumista dos norte-americanos, pois sempre fui fascinado por ela. Nos Estados Unidos os negócios acontecem e quero ver isso de perto, não mais só pela televisão”, concluiu.
Para quem deseja percorrer caminhos semelhantes ao dos convidados e evitar contratempos é fundamental cuidar ainda das questões burocráticas, pois, do contrário, o estudante terá muitas dificuldades em sair do Brasil. Entretanto, se todos os trâmites legais foram observados, a viagem ao exterior poderá se tornar um acontecimento inesquecível.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal
Últimas notícias
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024