Solenidade
Reforma Luterana recebe homenagem na Câmara de Vereadores
Sessão Ordinária ocorreu nesta quinta-feira, em Canoas
A Câmara Municipal de Vereadores de Canoas realizou homenagem aos 500 anos da Reforma Luterana em Sessão Ordinária do Grande Expediente da Casa Legislativa, quinta-feira, 26 de outubro, em Canoas. O ato foi proposto pelo vereador Marcos Vinícius Machado (PDT). Compareceram à sessão o reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, o presidente da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), Egon Kopereck, e o pastor da Comunidade Evangélica Luterana Cristo de Canoas e presidente do Distrito Vale do Rio Gravataí, Olavo Güths.
Em seu discurso de homenagem aos 500 anos da Reforma, o vereador Machado parabenizou a todos os luteranos pela data e enalteceu a dinâmica do comportamento de Martinho Lutero, que mostrou coragem ao postar as 95 teses que contrariavam práticas da igreja da época. "Lutero acreditava que a salvação era pela fé, como está escrito na Bíblia, e não pela compra de indulgências. Ele resgatou o verdadeiro valor da palavra de Deus, que é aproximar as pessoas da doutrina bíblica", disse o vereador.
Ao final de seu pronunciamento, Machado entregou ao reitor da Ulbra, ao presidente da IELB e também ao pastor da Comunidade Evangélica Luterana Cristo de Canoas uma placa da Câmara Municipal homenageando os 500 anos da Reforma Luterana.
O reitor Ziemer relembrou que a Reforma impactou diversas área da sociedade, inclusive a educação. "Lutero trouxe grandes contribuições para a educação, fazendo com que ela tivesse sentido e fosse prazerosa. Por ser uma instituição luterana, a nossa Universidade tem uma grande responsabilidade educacional", salientou Ziemer. Já o presidente da IELB, Kopereck, agradeceu ao legislativo municipal pelo momento solene. Na sequência, ele falou sobre as contribuições da Reforma para a sociedade atual. "Um dos maiores legados de Lutero foi o resgate da leitura da Bíblia Sagrada. Somos herdeiros da Reforma e devemos viver esse legado nos dias de hoje. A palavra de Deus faz a grande diferença na vida das pessoas", enfatizou Kopereck.
Por fim, o pastor Güths agradeceu ao legislativo municipal pela homenagem, destacando que a iniciativa deixou-o muito feliz. "Em todos os aspectos da vida devemos agradecer a Deus, pois, sem a presença do Criador, nada somos. Os 500 anos da Reforma nos levam a Cristo, que é o salvador do mundo. E o justo viverá por fé", afirmou Güths.
Integrantes da Orquestra Universitária e do Coro Universitário da Ulbra ainda proporcionaram um momento especial à solenidade, tanto na abertura como no encerramento. Regidos pelo capelão de música do campus Canoas, Paulo Brum, cantores e instrumentistas executaram a música Jesus Alegria dos Homens e o hino da IELB composto para os 500 anos da Reforma, Meu Senhor Tu me Deste.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Tags
Notícias relacionadas
-
02
NOVCiência, Ética e Verdade Jornada de Filosofia do Direito e Pastoral se unem em dia de atividades -
30
OUTAção da Pastoral Comemoração dos 502 anos da Reforma Luterana debate a verdade -
09
AGOCongresso Internacional Reitor participa de reunião na Alemanha sobre evento internacional -
18
OUTFestival de Curtas Dia especial para os vencedores do Festival de Curtas da Reforma Luterana
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras