Dia C da Ciência
Dia C é marcado por ações da Ulbra de valorização à pesquisa
Diversas atividades alusivas à data foram realizadas na Ulbra Canoas
A mobilização nacional realizada na quarta-feira, 25 de outubro, foi marcada por ações de valorização à ciência e à pesquisa na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) sobre o eixo temático Escute, Veja, Pense e Entenda a importância da Pesquisa no dia a dia. Na oportunidade, visitantes puderam conhecer de perto o trabalho que vem sendo realizado nesta área dentro do Campus Canoas.
A inclusão desta data na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia aconteceu nas vésperas em que a comunidade científica aguarda aprovação da verba de ciência e tecnologia para o próximo ano. "Na realidade a gente vem sendo penalizado. Desde 2013 que o orçamento para a ciência e tecnologia tem diminuído e a proposta para 2018 é diminuir mais ainda. Então o objetivo desta mobilização é sensibilizar a população e mostrar o que a pesquisa traz para a melhoria da qualidade de vida do cidadão e do país. É a população ver que, no dia a dia, ela tem o resultado da pesquisa que é desenvolvida nas universidades e institutos de pesquisa", destaca a professora Nádia Schröder, diretora de Pós-graduação e Pesquisa da Ulbra.
Rede de escolas participa do Dia C da Ciência
Com objetivo de aproximar a comunidade escolar da pesquisa, os alunos do ensino médio dos Colégios Ulbra São João e Ulbra Cristo Redentor visitaram a Universidade para participar da programação em comemoração ao Dia C da Ciência. No total, 30 estudantes e dois professores das duas escolas acompanharam as atividades.
Os jovens participaram primeiramente da aula aberta sobre genética, realizado pela professora Juliana da Silva e pelas alunas de doutorado Ana Letícia Garcia e Melissa de Souza, do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular aplicados à Saúde. Durante a aula, os estudantes puderam acompanhar mais de perto e entender as pesquisas que estão sendo realizadas na área de genética e saúde. O professor de biologia do Colégio Cristo Redentor, Sérgio Flores, destaca a importância da pesquisa no ensino médio: "Na escola ensinamos sobre a pesquisa, a ciência e técnicas de observação do cotidiano, mas é muito importante esses alunos saírem da sala de aula e virem para a Universidade acompanhar as pesquisas para que eles realmente vejam a aplicabilidade do conteúdo no dia a dia". O educador complementa afirmando que "devemos fomentar a pesquisa no ensino médio, e um dia dedicado à ciência serve muito para isso".
As atividades seguintes contaram com visitação a laboratórios do PPGBioSaúde, na qual os estudantes puderam observar os danos causadores de várias doenças nas células humanas e no DNA, incluindo o câncer. Foram observadas, também, através do microscópio, a forma como as células tronco de humanos e animais são cultivadas em laboratório e a maneira que são preparadas para o tratamento. Na sequência, o grupo participou de um Workshop sobre os minerais e sua importância para a sociedade, ministrado pelo professor Paulo Neves, do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Materiais e Processos Sustentáveis. Para Maria Eduarda Moura, de 16 anos, estudante do Colégio Cristo Redentor, a tarde foi de muito aprendizado: "Achei interessante. É um conhecimento a mais. Foi muito boa essa aula fora da escola. Poder conhecer e entrar nos laboratórios, entender a diferença entre rochas e minerais, e a importância deles para o planeta".
Para o professor de química, Felipe Oliveira, do Colégio Ulbra São João, a ciência é essencial para olharmos o mundo com outros olhos. "Eu diria que é fundamental fazer este tipo de estudo no ensino médio. A pesquisa científica é o molde para quem quer acompanhar o mundo. É importante os alunos fazerem ciência, mas, acima de tudo, saber praticá-la. Tendo envolvimento com essa linha de aprendizado, os estudantes transformam sua visão de mundo."
Também ocorreram ações como a divulgação dos estudos de Odontologia em um hospital da região metropolitana de Porto Alegre e as oficinas desenvolvidas pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática e pelo Programa de Pós-graduação em Genética e Toxicologia Aplicada.
Finalizando as atividades propostas, os adolescentes foram recebidos por estudantes bolsistas de iniciação científica e professores do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU), que apresentaram seus trabalhos nas áreas de ciências sociais e educação, compartilhando suas inserções no mundo da pesquisa.
A iniciativa deste movimento proposto pela criação do Dia C da Ciência foi do Colégio de Pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação das Instituições Federais de Ensino e do Fórum de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação (FOPROP), no qual a Ulbra está inserida.
Confira a programação exclusiva realizada pela Ulbra e os vídeos produzidos em comemoração à data no hotsite do Dia C da Ciência.
Andréia Pires
Jornalista - MTb.: 17.976
Fabio Andrei Kuckert Rodrigues
Estudante do curso de Jornalismo da Ulbra Canoas/RS
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