Expoulbra 2017
Curso de Administração aplica teste cego durante a Expoulbra
Participantes tentaram identificar suas marcas preferidas
Como já ocorreu em edições anteriores da Expoulbra, uma das atividades que mais chama a atenção do público é o teste cego. Promovida pela disciplina de Fundamentos de Marketing, do curso de Administração, a atividade constitui-se em uma prática experimental não científica que realiza um estudo de mercado com o consumidor. Na noite de quarta-feira, 18 de outubro, os participantes foram convidados a provar várias marcas de um mesmo produto e tentar identificar qual era a de sua preferência.
O teste é aplicado pelos alunos de Administração e conta com a supervisão do professor, Jeferson Cunha. De acordo com o docente, a disciplina estuda a influência das marcas no processo de decisão de compra. "O teste quer investigar o quanto a decisão das pessoas por determinada marca é influenciada por uma boa campanha publicitária", explicou.
Para os estudantes de Fundamentos de Marketing, a atividade possibilita que eles tenham contato com as técnicas de análise mercadológica. "Com essa prática, eles poderão fazer uma apuração das características do produto e quais aspectos podem contribuir para o trabalho de marketing do mesmo", complementou o professor. O rol de produtos do teste cego foi formado por achocolatado, wafer, chocolate, doce de leite, leite condensado, refrigerante guaraná, refrigerante cola e cerveja. Foram realizados 60 testes com cada um dos produtos citados.
A estudante de Jornalismo da Instituição, Caroline Musskopf, foi uma das voluntárias que participaram do teste. Ao experimentar cinco tipos de refrigerantes do sabor guaraná, ela chegou a duas conclusões. "Exceto para um refrigerante que eu classifiquei uma nota mais baixa, para os outros atribuí uma nota parecida. Isso me faz refletir sobre os aspectos que envolvem a construção de uma marca em nossa cabeça", explicou Caroline.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras