8º Sarau
Sarau das Nações debate a história na Alemanha
Evento também discutiu aspectos culturais do país
Transições e Transgressões: História e Cultura na Alemanha Contemporânea foi o tema do painel de debates no encerramento do 8º Sarau das Nações. O evento ocorreu na noite de terça-feira, 10 de outubro, no auditório 119 do prédio 6, na Ulbra Canoas. Para debater a temática, foram convidados os professores da Universidade dos cursos de História, Rodrigo Simões, de Jornalismo, Ana Acker, e de Letras, Débora Mütter. O Sarau homenageou a Alemanha porque o país é o berço da Reforma Luterana, que completa 500 anos em 2017.
O painel debateu o filme Adeus Lênin!, comédia dramática de 2004. A película é sobre uma comunista ferrenha da Alemanha Oriental, que enfarta ao ver seu filho em um protesto contra o regime. Quando ela acorda do estado de coma um ano depois, o Muro de Berlim foi derrubado, mas seu filho luta para fingir que nada mudou, temendo que o choque lhe seja fatal. De acordo com os convidados, o longa-metragem repensa a história da Alemanha, propondo um diálogo com o público. Para a assessora de Relações Internacionais da Ulbra, Andréia Silveira Athaydes, o propósito do sarau vai além da promoção de atividades artísticas, culturais e gastronômicas. "Como estamos em uma instituição educacional, precisamos também fomentar temas acadêmicos e científicos", disse.
Rodrigo Simões apresentou um contexto histórico sobre a Alemanha Oriental, seu surgimento e como era a vida naquela nação. O docente argumentou que o filme retrata o período de transição que o leste europeu passava com o colapso da União Soviética. Diversas manifestações surgiram nas duas partes da Alemanha, reivindicando a destruição do muro de Berlim. Com a queda do muro, que resultou na unificação dos dois países, ocorreram muitos questionamentos sobre como ficaria a vida das pessoas diante da nova situação.
Ana Acker explanou sobre o aspecto audiovisual do longa-metragem e o cinema contemporâneo alemão, abordando aspectos históricos, como as transformações que ocorreram na Alemanha no começo da década de 1990. Já Débora Mutter fez uma análise crítica sobre o filme, trabalhando elementos simbólicos presentes na película que apresentam um cenário de transição e as oposições em torno do tema. Segundo Débora, Adeus, Lênin! tem elementos suficientes para uma reflexão profunda que atinge nossa realidade atual.
Após o painel, ocorreram as apresentações do coral municipal de Igrejinha com o regente Mauro Harff, do coro masculino do Centro Cultural 25 de Julho, com o regente Igor Daniel Ruschel, e do grupo de danças folclóricas Kirchleinburg, de Igrejinha. Já no saguão do prédio 1, um grupo folclórico de dança da Secretaria Municipal de Ivoti realizou uma apresentação de dança. Confira abaixo o vídeo da exibição do grupo de Ivoti.
André Bresolin
Jornalsita - MTb 18.183
Notícias relacionadas
-
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas -
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras