Almoço de Ideias
Reunião-almoço discute parceria entre Brasil e Alemanha
Evento contou com palestra do cônsul alemão, Dr. Stefan Traumann
Empresários, gestores universitários e membros do poder público participaram de uma reunião-almoço com o Cônsul-geral alemão, Dr. Stefan Traumann, no campus da Ulbra Canoas, nesta terça-feira, dia 10 de outubro. No menu, um debate sobre os desafios envolvendo uma parceria estratégica com a Alemanha para a prospecção de investimentos no estado do Rio Grande do Sul. Promovido pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Canoas (CICS), em parceria com a Ulbra, o encontro foi realizado no restaurante Nutri Grill, no prédio 11 da Universidade.
Na abertura, o presidente da CICS, Luiz Carlos Stefani, comentou que falar da Alemanha para os gaúchos é quase redundante, já que a herança alemã foi muito forte durante o desenvolvimento econômico e social do Estado. Já o diplomata, teceu uma breve análise sobre os desafios que precisam ser superados para a consolidação do projeto de cooperação entre os dois países. Conforme Traumann, o Brasil precisa retomar sua expansão comercial através de uma série de medidas econômicas. "É um país que possui muito a oferecer, detém um mercado interno com mais de 800 milhões de consumidores e, por isso, precisa expandir sua infraestrutura", comentou.
Para ele, os atuais projetos de privatizações e concessões do governo federal fornecem muito mais que possibilidades de investimentos. "Sinalizam uma mensagem positiva aos inúmeros fornecedores alemães que trabalham com produtos especializados", avaliou o palestrante, que enxerga o RS como um polo econômico com mão de obra altamente qualificada. "Um dos pontos fortes da Região Sul é o seu capital humano. Há um contingente enorme de jovens com muita disposição e vontade de trabalhar e empreender, nesse sentido, a cooperação entre universidades dos dois lados é fundamental", ressaltou Traumann durante o almoço, que contou com pratos típicos da culinária alemã.
Presente na plateia, o prefeito do município de Esteio e egresso do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública da Ulbra, Leonardo Pascoal, foi lembrado pelo reitor Marcos Fernando Ziemer que, acabou ilustrando o comentário do diplomata europeu. "Encontrar ex-alunos bem colocados no mercado profissional é um indicativo daquilo que oferecemos em termos de educação, um termômetro da excelência do nosso ensino", enfatizou Ziemer, o anfitrião do encontro, que integrou o 8º Sarau das Nações da Instituição, evento que, em 2017, homenageia os 500 anos da Reforma Luterana e o legado de Martinho Lutero no pensamento contemporâneo.
Marcus Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
16
FEVINTERNACIONALIZAÇÃO Ulbra acolhe estudantes de Medicina de Portugal -
23
NOVPODCAST ULBRA Delegação do Peru debate educação no campus Canoas -
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras