Extensão
Balcão do Consumidor realiza atendimento itinerante em escola de Canoas
Auxílio jurídico gratuito foi prestado a moradores do bairro Rio Branco
Maria da Graça de Assis Mendes, de 60 anos, mora há 23 no bairro Rio Branco, na divisa entre as cidades de Canoas e Porto Alegre. Recentemente, a aposentada começou a ter problemas com as parcelas do consórcio de uma casa própria. Sem ter como pagar as mensalidades, ela não pensou duas vezes em procurar o Balcão do Consumidor da Ulbra, que, na manhã desta sexta-feira, dia 6 de outubro, realizou atendimentos jurídicosgratuito na Escola Municipal de Ensino Fundamental Nelson Paim Terra. "Tirei um peso dos meus ombros, fiquei sem saber como agir e aqui recebi todo o esclarecimento de como devo me dirigir ao banco, quem devo procurar. Saio com a cabeça mais tranquila", comentou aliviada a dona de casa.
Assim como Maria da Graça, outras 30 pessoas foram contempladas pelo serviço de esclarecimento legal proporcionado por três acadêmicos do curso de bacharelado em Direito da Universidade, que, sob a orientação da professora Carolina Saraiva, tiraram dúvidas de cidadãos que não tinham condições financeiras de arcar com os custos de uma consultoria particular. A iniciativa, conforme comenta a educadora, representa uma oportunidade para os voluntários do Serviço de Atendimento Jurídico Gratuito da Ulbra (Sajulbra).
"Um dos papéis da Universidade é não só o de formar profissionais, mas também de assumir essa responsabilidade social para com a comunidade. Somos tão privilegiados de fazer parte de uma Instituição de Ensino Superior como a Ulbra que o mínimo que podemos fazer e proporcionar é essa contrapartida para a sociedade, colocando o nosso conhecimento à disposição dela", salientou Carolina, antes de retornar ao trabalho.
Dentre as demandas mais comuns do público do Prefeitura Mais Perto, evento que congregou durante toda a semana diversos programas comunitários e na qual o Balcão do Consumidor fez parte, estão questões de direito familiar e dúvidas sobre contratos e cobranças. "Esse tipo de ação nos faz acreditar em um Direito mais humano, uma característica que parece estar um pouco esquecida nos dias de hoje", reforça a professora com o brilho no olhar e a sensação de dever cumprido.
O Balcão do Consumidor integra o Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Luterana do Brasil. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (51) 3477-400, ramal 2315, ou pelo e-mail direito.canoas@ulbra.br.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras