Mão na massa
Piso em frente ao prédio 14 ganha pintura
Grupo de estudantes de Arquitetura realizou ação no sábado, 7 de outubro
O sábado, 7 de outubro, foi de muito trabalho e aprendizado para um grupo de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra Canoas. Durante todo o dia, cerca de 24 alunos participaram da pintura do piso em frente ao prédio 14. Munidos de pincéis, rolos e 120 litros de tinta, os acadêmicos estamparam o chão com uma releitura do selo em alusão aos 500 anos da Reforma Luterana. "Durante toda a semana pesquisamos e trocamos referências em um grupo criado no whatsapp, buscando inspirações em cidades da Europa que realizam esse tipo de pintura", explicou o coordenador do curso, Pery da Silva Bennett, que trabalhou parelho com os estudantes ao lados das professoras Maria da Graça Ilgenfritz e Andrea Feldmann.
A ideia inicial, conforme o docente, era realizar a pintura do piso desde a rua, entre o prédio da Ulbratech e a capela, até a frente do prédio 14, mas neste primeiro dia de ação foi possível concluir a intervenção apenas em frente ao prédio. "Queremos dar continuidade ao trabalho em outros finais de semana, contando com a colaboração de ainda mais estudantes", convida Bennett, salientando que o grupo já tem planos para pintar outras estruturas do campus. "Estamos planejando pintar a parte central do chafariz localizado na entrada do campus", adianta.
A ação de sábado foi possível graças à parceria com a marca de tintas Sherwin-Williams, que doou todo o material de pintura. No começo da semana passada, a empresa já havia oferecido na Ulbra uma oficina de técnica de pintura. Neste sábado, o técnico de produto, Tiago Toledo, acompanhou a ação. "Estamos habituados a realizar palestras para cursos dessa área em universidades e realizar parcerias como essas. São importantes para apresentarmos os nossos produtos e para dividirmos o nosso conhecimento", comentou.
Aprendizado fora da sala de aula
Na atividade, os acadêmicos voluntários se envolveram em todas as etapas do processo, desde a definição do que seria pintado, passando pelo desenho e trabalho com as tintas. Acadêmico do 4ª semestre do curso de Arquitetura, Vitor Guimarães conta que se inscreveu para interagir com estudantes de outros semestres. Ao lado dele, o colega de curso Guilherme Caldas, do 6ª semestre, integrante do Diretório Acadêmico de Arquitetura, disse que sempre procura se envolver nas atividades da graduação fora da sala de aula. "É uma forma de os estudantes interagirem e trocarem experiências", garante. O colega de aula, Lorenzo Maroso, do 5ª semestre, afirma, ainda, que atividades como a realizada no sábado ajudam a ampliar o conhecimento sobre a atuação do curso. "Quando ingressei não imaginava que a atuação da área de arquitetura fosse tão ampla", completou.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras