Matemática
Começa o VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática
Evento tem como tema a Educação Matemática na América Latina
Teve início o VII Congresso Internacional de Ensino da Matemática (CIEM), na noite de quarta-feira, 4 de outubro, na Ulbra Canoas. Com o propósito de divulgar as investigações realizadas na área de educação matemática no âmbito da América Latina, o evento reúne 1427 inscritos de 10 países e de todo o Brasil. Promovido e organizado pelo Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) e pela graduação de Matemática da Universidade, o congresso acontece de 4 a 7 de outubro no campus Canoas.
Durante a inauguração, a mesa de abertura contou com a presença do secretário municipal de Educação de Canoas, José de Jesus D'Ávila, da diretora da regional Rio Grande do Sul da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Carmen Kaiber, e da representante da diretoria da Sociedade Brasileira de Matemática - SBEM Nacional, Celí Espassandin. Representando a Ulbra, o pró-reitor Acadêmico, Pedro Antonio González Hernández, o diretor da Unidade, Erivaldo Diniz de Brito, a coordenadora do PPGECIM e do VII CIEM, Cláudia Groenwald, e a coordenadora do curso de Matemática da Instituição, Tânia Elisa Seibert.
O pró-reitor Acadêmico enfatizou que o congresso está sendo realizado em um momento em que a Universidade passa por uma profunda transformação de cunho pedagógico. "A Ulbra escolheu um caminho pedagógico para se constituir em uma Instituição transformadora que privilegia um processo de aprendizagem por competências", salientou Hernández. Também fez questão de anunciar a nota 5 obtida há poucos dias pelo Programa junto à Capes. "Isso reforça o ensino de excelência", afirmou o pró-reitor. Já o diretor da Unidade parabenizou os organizadores pelo seu engajamento na realização do congresso. "A grandeza desse evento se reflete nos esforços que foram feitos para sua execução e a cada edição o congresso conta com um número maior de participantes", afirmou Brito.
Por fim, a coordenadora do VII CIEM, Cláudia Groenwald, ressaltou que as mesas redondas, os minicursos, os pôsteres e os lançamentos de livros constituem-se em ações que promovem entre os participantes a reflexão, o debate e a troca de experiências sobre educação matemática. "Esse congresso tem como propósito maior o aprendizado e a qualificação do professor para sua atuação em sala de aula", disse Cláudia.
Após a abertura oficial, ocorreu a primeira mesa redonda do congresso, que debateu a educação matemática na América Latina com os educadores Angel Ruiz, Fredy Enrique Gonzalez, Gustavo Bermúdez e Jhony Alexander Villa-Ochoa. O encontro teve a mediação da professora Claudia Groenwald. Para conferir a programação completa, clique aqui.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Notícias relacionadas
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema
Últimas notícias
-
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado