Relacionamento institucional
Ulbra assina termo de cooperação com AGCO
Parceria prevê projetos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão
A Ulbra e a AGCO, multinacional americana especializada na fabricação de maquinário agrícola, formalizaram, na tarde desta quarta-feira, dia 4 de setembro, um acordo de cooperação para o desenvolvimento de projetos conjuntos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão. Em reunião no gabinete no campus Canoas, uma comitiva da empresa foi recebida pelo diretor da Unidade, Erivaldo Diniz de Brito, pelo gerente administrativo do campus, Alexandre Berton, pela coordenadora de Extensão, Dalva Santana e pelo coordenador do curso de Engenharia Mecânica, José Lesina Cézar, e seu adjunto, professor Eduardo Eidt.
Animado com as perspectivas abertas pela homologação do termo previamente assinado pelo reitor Marcos Fernando Ziemer, o diretor de Engenharia de Produto e Implementos da AGCO na América do Sul, Fabrício Nogueira Natal, enfatizou a importância da aproximação da companhia com a Universidade. "O modelo de colaboração entre instituições de ensino superior e empresas hoje vigente no exterior é algo que precisa ser mais recorrente no Brasil. A nossa cultura e concepção de nação não nos leva muito a isso. Nesse sentido, queremos criar um vínculo com a Ulbra, não só para fomentar a indústria nacional, mas também para proporcionar o desenvolvimento profissional dos alunos", destacou o gestor ao término do encontro.
Conforme Brito, a mentalidade do empresariado brasileiro precisa mudar e posturas como a da companhia norte-americana são essenciais para isso. "Os executivos da AGCO já pensam diferente de muitos empresários daqui, entendem que são uma peça fundamental na construção do conhecimento e que o investimento em pesquisa nunca é perdido, sempre volta na forma de novas tecnologias e serviços", pontuou o diretor ao acompanhar os visitantes para um breve passeio pelas instalações do campus.
Atualmente, a AGCO já utiliza a infraestrutura do campus para a realização de testes em seus produtos e peças. Entretanto, com a adesão ao novo termo, a contrapartida para os estudantes da Universidade Luterana do Brasil será ainda maior do que já é, como explica Eidt. "Mais de 2.500 acadêmicos serão direta e indiretamente beneficiados com esse acordo. Trata-se de uma empresa que lida com tecnologia e que representa uma fatia importante do mercado da Engenharia", destacou o docente.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema
Últimas notícias
-
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado