Fazendo bonito no mercado
Moda consciente é aposta de marca de bolsas criada por acadêmico
Sta.Spalla reverte parte dos lucros para reflorestamento
Desde pequeno, o estudante do último semestre do curso de bacharelado em Design da Ulbra Canoas, Antonio Cesar Crestani, cultiva uma paixão pela marcenaria e pela fabricação de móveis e utensílios. Logo, a escolha pela profissão de designer foi um caminho natural para o porto-alegrense de 25 anos e hoje proprietário da marca de bolsas e acessórios, Sta. Spalla. Lançada no final do ano passado, a linha de produtos une moda e sustentabilidade em prol de uma boa causa: a preservação ambiental. As bolsas da linha Raízes, a primeira assinada profissionalmente por Crestani, são confeccionadas artesanalmente por ele, em sua oficina, a partir de sobras de couro utilizado no curtume e de madeira certificada.
Parte do lucro obtido com a venda de cada modelo da coleção é doado para a ONG Iniciativa Verde, organização não governamental que desenvolve projetos de reflorestamento da flora nativa da mata atlântica em estados como Paraná, Rio de janeiro e São Paulo. "Nós aproveitamos todos os resíduos para minimizar qualquer dano ao meio ambiente e, por isso, fabricamos colares com os restos do material que usamos na fabricação das bolsas", conta o jovem empresário, que, junto da namorada e sócia Pamela Oliveira, é responsável por toda a logística da companhia.
Apesar de possuir pouco mais de 12 meses de existência, o negócio ecologicamente correto de Crestani já começa a dar frutos. Seus acessórios já são revendidos em duas lojas da Capital gaúcha e os convites para expor o trabalho em feiras de design e de moda surgem cada vez com mais frequência. "Recentemente, fomos chamados para participar da Ethical Fashion Show, em Berlim, na Alemanha, o que é uma grande honra", comemora o rapaz, que acredita na responsabilidade social não apenas enquanto um valor de mercado, mas como um princípio norteador, a coisa certa a ser feita.
"No futuro, acho que as empresas vão se sentir cada vez mais na obrigação de investirem em políticas de sustentabilidade. Vai deixar de ser um discurso bonito, o ecodesign veio para ficar", garante Antonio, que afirma ter sido influenciado a empreender ainda na faculdade. "Muitas vezes o profissional acaba tendo só o lado criativo, sem entender muito de administração. Aqui na faculdade, eu tive algumas cadeiras de gestão que me foram muito úteis e me ajudaram a encontrar a maneira correta de levar os meus produtos para o público certo", revela o jovem empresário, que planeja novas confecções para um futuro próximo.
Os produtos da Sta. Spalla podem ser encomendados pela página da marca. Atualmente, algumas peças da coleção Raízes podem ser encontradas em duas lojas do bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, na loja Gverri (Rua Dinarte Ribeiro,nº 50) e na História na Graragem (Rua Félix da Cunha, 1167).
Marcus Perez
Jornalista MTb 17.602
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