Extensão
Projeto Samuzinho ensina crianças como agir em casos de emergência
Ação foi realizada no bairro Guajuviras durante a II Semana do bebê
Com os olhos atentos e os pés inquietos, os alunos do 1º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Guajuviras, em Canoas, receberam os estudantes da Ulbra, Tuane di Domenico e Arthur Giacomelli, nesta quarta-feira, dia 28 de setembro, durante ação alusiva à Semana do Bebê.Os rostos curiosos, porém apreensivos, de 30 meninos e meninas entre sete e oito anos de idade se desmancharam em gargalhadas quando a acadêmica do 5º semestre propôs uma brincadeira: adivinhar o número do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O gesto lúdico é parte da proposta pedagógica do Projeto de Extensão Samuzinho, iniciativa da Liga do Trauma do curso de Medicina da Universidade e que desde 2015 busca ensinar crianças e adolescentes de escolas da rede pública a identificar e prevenir situações de risco, como acidentes domésticos, traumas e lesões físicas.
Na ocasião, a dupla de palestrantes exibiu slides e conversou com o grupo de pequenos sobre os cuidados com bebês e recém-nascidos, faixa etária em que uma simples queda pode ser fatal. Os tipos de dicas variam conforme o público, explica Tuane. "Aos menores, nós mostramos como e quando se deve chamar uma ambulância ao ligar para o 192, já para os mais velhos, ensinamos o que fazer diante de uma convulsão ou parada cardíaca", conta a voluntária que, ao lado de seus colegas da liga, atende ao menos duas Instituições de educação básica municipais por mês com o programa socioeducativo. "Acidentes são situações que podem ser evitadas, educando desde cedo, fica mais fácil conscientizar as pessoas sobre o que fazer quando eles ocorrem", complementa a universitária que encontra prazer na atividade que considera reconfortante.
Responsável pelas mais de 900 crianças matriculadas nos turnos da manhã e da tarde, a diretora do colégio Guajuviras sabe como, às vezes, os gestos mais simples podem proporcionar grandes resultados. "Esse projeto da Ulbra é muito bem-vindo, ainda mais com os pequenos, que vivem aprontando travessuras, caindo de escadas e arvores. Então, palestras como essa ajudam muito no nosso trabalho de zelar pela segurança deles", comemora a professora Eliana Chaves Mocellin, que, no futuro, espera proporcionar a oficina para turmas do 3º e 4º ano do ensino fundamental da escola.A II Semana do Bebê de Canoas encerrou nesta quinta-feira, dia 28 de setembro.
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras