Foi dada a largada
Ulbra dá início ao 23º Jogos Internacionais Luteranos
A cerimônia de abertura fez alusão aos 500 anos da Reforma Luterana
No ano em que a Reforma Luterana comemora 500 anos, os Jogos Internacionais Luteranos entram em sua 23º edição. A cerimônia de abertura do evento ocorreu na manhã desta terça-feira, 26 de setembro, no estádio da Ulbra Canoas, e contou com a presença de autoridades, atletas e colaboradores da Universidade.
Com o propósito de educar através do esporte, a competição vai até sexta-feira, dia 29, e conta com cerca de dez modalidades. De acordo com a diretora da rede de escolas da Ulbra, Nurfis dos Santos Vargas, o evento é uma forma de fazer novos amigos e de reafirmar os valores cristãos propagados por Lutero. "Lutero dizia que a educação era para todos. E nós entendemos que a educação não é somente cognitiva, mas também esportiva", afirma Nurfis.
Segundo o vice-reitor da Ulbra RS, Ricardo Willy Rieth, o aspecto mais importante nos jogos é a integração entre todos os atletas que estão envolvidos no evento. "A Rede de Escolas da Ulbra está de parabéns por promover e organizar essa grande confraternização esportiva. Recordo meu tempo de estudante em que eu também participava desse tipo de competição. Essas vivências marcam nossa vida para sempre", disse Rieth.
Ainda durante a cerimônia, o vice-presidente da Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra), mantenedora da Ulbra, Leonir Mittmann, saudou todas as escolas presentes e deixou um recado aos atletas. "Dediquem-se ao máximo, mas preservem o espírito esportivo. Disputem os jogos com dignidade e fortaleçam o convívio amigável", ressaltou Mittmann.
Nesta edição, 1,6 mil alunos estão prontos para disputar as modalidades de atletismo, basquete, futebol de campo, futsal, handebol, rústica, tênis, vôlei e xadrez. Neste ano, 26 escolas brasileiras, uruguaias e argentinas participam das competições.
Foi dada a largada
Ainda na manhã desta terça-feira, a primeira modalidade disputada foi a rústica. Dentro do campus, 58 alunos percorreram três quilômetros. O vencedor da categoria masculina foi o argentino Lucas Cristian, do Instituto Concórdia de Misiones. Ele realizou o percurso em 10 minutos. "Estou muito feliz. Treinei bastante para ficar no primeiro lugar", ressalta o atleta.
Os jogos de futsal também serão disputados nesta terça-feira. A mobilização para competir na modalidade é grande. "Eu já vim no ano passado, mas essa é a última vez que vou competir. Estou confiante que vou levar o título", afirma o estudante, João Gabriel Gewer, da Escola Concórdia de Candelária.
Além dos atletas que disputam as modalidades masculinas, as mulheres estão buscando o seu espaço nos Jogos Internacionais Luteranos. Paola Scherdien, aluna da Escola Cristo Redentor, de Canoas, é um exemplo disso. "Eu jogo Handebol. Ainda existe muito preconceito. Até no colégio a torcida para o time masculino é bem maior, nós sempre temos que mostrar que somos tão boas quanto eles. Hoje viemos para vencer."
Os Jogos Internacionais Luteranos acontecem até o dia 29 de setembro, no complexo esportivo da Ulbra Canoas.
Texto: Wesley Andriel, Michele Mueller e Raí Quadros
Estudantes de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
30
SETESPORTE Jogos internacionais escolares reúnem mais de 1500 atletas -
29
SETJOGOS INTERNACIONAIS LUTERANOS Argentina é campeã 2023 dos jogos internacionais escolares -
28
SETJOGOS INTERNACIONAIS LUTERANOS Tecnologia inédita marca os jogos internacionais da Ulbra -
28
SETJogos Internacionais Luteranos Rústica dos jogos da Ulbra é tradição nas competições
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras