Infraestrutura Acadêmica
Ulbra recebe da Siemens kit de desenvolvimento de redes industriais
Ferramentas serão utilizadas na modernização de laboratório da Unidade
A Ulbra e a Siemens, multinacional alemã especializada na fabricação de componentes industriais, consolidaram uma importante parceria na tarde da última quinta-feira, 14 de setembro, durante a visita do Business Developer da companhia, Ricardo Torralba, ao campus Canoas da Universidade. Na ocasião, o executivo entregou um kit completo para o desenvolvimento de redes industriais inteligentes ao coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Unidade, professor Renato Ely Castro.
Presente durante o evento, o diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, saudou o momento, ao qual considerou extremamente positivo. "Mostra que estamos no caminho certo", pontuou o gestor. "Sem dúvida, a Engenharia Elétrica e a Automação Industrial da Ulbra estão entrando com o pé direito na era digital", comemorou Castro, entre um brinde e outro, durante coquetel realizado após a entrega dos kits, nas dependências do próprio Laboratório de Robótica."Nossa ideia é, com o apoio da Siemens, instalar o primeiro centro laboratorial 'inteligente' da Unidade", revelou o docente, um dos que mais batalha para proporcionar a formação mais atual e completa para seus estudantes.
"É preciso que o estudante saia do meio acadêmico e ingresse no ambiente empresarial mais adaptado às novas tecnologias, por isso é vital iniciar esse processo de informatização de laboratórios interconectados", destaca o coordenador, que estima que mais de 2 mil alunos sejam beneficiados com a iniciativa. "A tendência é a de adotarmos maquinários tão inteligentes nos chãos de fábrica que as próprias máquinas poderão diagnosticar seu mau funcionamento e enviar mensagens solicitando manutenção. Assim, a produção não para, pelo contrário, é otimizada", ilustrou o visitante antes de passar a palavra a Castro, umas das mentes por trás do projeto de modernização do Laboratório CIM/Robótica do campus.
Os equipamentos, que no mercado chegam a custar R$ 10 mil, foram doados com o intuito de qualificar a infraestrutura acadêmica dos cursos de Engenharia e Automação da Instituição, algo que, conforme garante Torralba, é fundamental para a formação de um novo tipo de egresso pela Ulbra, alguém apto a atuar na indústria 4.0. "O consumidor quer o seu produto customizado e em tempo real e, para atender à velocidade dessas demandas, precisamos de um colaborador flexível e adaptado à era da informação e da conectividade. Compete às Universidades formar esse tipo de profissional", enfatizou o empresário, ao explicar o conceito 4.0, uma era em que, conforme conta, os utensílios, ferramentas e eletroeletrônicos estarão todos integrados em rede, possibilitando uma comunicação mais eficiente dentro das linhas de montagem.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
14
JANEmoção em conjunto Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas -
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
13
JANRECREAÇÃO COM SEGURANÇA Colônia de férias de verão garante diversão aos pequenos estudantes
Últimas notícias
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal