Pós-graduação
Restauração odontológica é tema do 4º Webmeeting da Ciência
Dra. Sigrid Hader conversou por teleconferência com alunos do PPG Odonto
Diretamente da sede da divisão alemã da 3M Company, a doutora Sigrid Hader, gerente de assuntos científicos da divisão de cuidados bucais da multinacional americana, conversou em inglês com uma turma de mestrandos do Programa de Pós-graduação da Ulbra Canoas, na manhã desta quinta-feira, dia 14 de setembro, no auditório do prédio 59 do campus. Na pauta, os novos materiais e aplicações de técnicas em coroas dentárias.
Para um público composto por ortodontistas e acadêmicos, a doutora Sigrid dissertou sobre as complicações que podem ocorrer durante o processo de implantação de próteses dentárias, desde a moldagem do dente, passando pela colocação do material odontológico provisório, até a cirurgia bucal definitiva. Na ocasião, a pesquisadora apresentou os resultados de suas análises acerca da durabilidade, adesão e fixação de coroas dentárias confeccionadas com poliéter, um revestimento sintético em forma de pasta e usado para restaurações em clínicas odontológicas.
Conforme a médica radicada em Munique, na Alemanha, é muito importante que os dentistas conheçam bem as características dos produtos e ferramentas que possuem em seus consultórios. "É fundamental saber as propriedades desses materiais, pois, quanto mais familiarizados vocês estiverem com eles, melhor será o resultado final do procedimento", recomendou Sigrid ao público, após detalhar especificidades de tolerância de temperatura e pressão do poliéter, uma substância, segundo ela, com muito mais qualidade do que outras existentes no mercado odontológico.
Satisfeito com a interação de sua turma na teleconferência, o coordenador do PPGOdonto, Eduardo Galia Reston, é um entusiasta dos webmeetings. Para o professor, as novas tecnologias só agregam valor ao desenvolvimento científico. "Existe uma vantagem desse tipo de evento que não é mensurável, que é a autoestima do aluno de se sentir parte de um processo de construção do conhecimento mundial. É a pessoa estar frente a frente com o autor de um artigo internacional que ela leu, sem que a distância seja um problema", destaca Reston, que espera promover atividades similares a esta no futuro.
Até o final de 2017, outras duas videoconferências devem ser realizadas, todas envolvendo Programas de Pós-graduação, como explica a idealizadora do projeto e assessoria da relações internacionais da Ulbra, Andréia Athaydes. "Os webmeetings auxiliam os PPGs a trocarem conhecimentos com Instituições de Ensino Superior de outros países, o que contribui para o processo de internacionalização da Universidade", comentou a gestora ao término do encontro todo falado em língua inglesa.
Marcus Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras