Reforma Protestante
Aula Magna aborda os 500 anos da Reforma Protestante através da arte
Evento foi realizado no dia 12 de setembro
A Ulbra Porto Alegre realizou, no dia 12 de setembro, a sua Aula Magna sobre o tema Os 500 Anos da Reforma Protestante Através da Arte. O painel foi mediado pelo capelão da unidade, pastor e psicólogo Vilson Regina, e contou com a presença do vice-reitor da Ulbra Ricardo Willy Rieth e do reverendo Christian Hoffman, capelão do Colegio y Liceo San Pablo, de Montevidéu, Uruguai. O encontro aconteceu à noite e reuniu a comunidade acadêmica no auditório do 14° andar do campus.
Há 500 anos, a Reforma Protestante causou uma revolução social e política na Alemanha, e suas consequências difundiram-se pelo mundo através da arte, cultura, educação, ciência, mas, principalmente, no processo de consciência individual. Martinho Lutero é a figura central do moviemnto reformista. Em outubro de 1517, em Wittenberg, na Alemanha, o jovem monge, teólogo e professor enviou ao seu bispo 95 teses sobre questões teológicas que desejava debater abertamente. Os textos criticavam determinadas práticas abusivas promovidas pela ou em nome da Igreja Católica. Lutero questionava, principalmente, o comércio de indulgências por membros do clero. O impacto das teses foi imediato, causando uma revolução religiosa, iniciada na Alemanha, que se estendeu pela Suíça, França, Países Baixos, Reino Unido, Escandinávia e algumas partes do Leste Europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. Abalou as estruturas do catolicismo, originou o protestantismo e contribuiu para o nascimento de outras religiões.
Para o pastor Vilson Regina, o mundo de hoje, pós moderno, não faz ideia de quanto ele deve a esses episódios que iniciaram no século XVI, no dia 31 de outubro de 1517, quando Lutero reuniu a comunidade para discutir as 95 teses. Lutero também contribuiu muito com a educação, possibilitando a tradução da Bíblia, pela primeira vez, para o alemão e, posteriormente, para outras línguas. "Lutero teve uma importância fundamental na educação. Mandou cartas para quase todos os municípios, tentando convencer os pais a mandar os filhos para as escolas", explica. O capelão ainda cita uma frase importante de Lutero, que serve para todas as nações: "a Alemanha só será um país de respeito quando investir 200 vezes mais em educação do que investia no Exército."
O painel foi gravado integralmente e transmitido ao vivo na rádio Cristo Para Todos. O podcast pode ser ouvido na íntegra clicando aqui.
Confira, também, a galeria de fotos com imagens da aula magna.
Tags
Notícias relacionadas
-
02
NOVCiência, Ética e Verdade Jornada de Filosofia do Direito e Pastoral se unem em dia de atividades -
30
OUTAção da Pastoral Comemoração dos 502 anos da Reforma Luterana debate a verdade -
09
AGOCongresso Internacional Reitor participa de reunião na Alemanha sobre evento internacional -
18
OUTFestival de Curtas Dia especial para os vencedores do Festival de Curtas da Reforma Luterana
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema