Pesquisa
Professores e alunos de Comunicação participam do 40º Intercom
Congresso ocorreu entre os dias 4 e 9, em Curitiba
Sete professores e alunos do curso de Comunicação Social da Ulbra Canoas participaram no início do mês do Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, promovido pela Intercom, maior sociedade científica da área no Brasil. Em sua quadragésima edição, o evento foi realizado entre os dias 4 e 9 de setembro na Universidade Positivo, em Curitiba.
Os professores de Relações Públicas, Gustavo Hasse Becker, também Diretor de Extensão da Ulbra, e Andreia Athaydes, assessora de Relações Internacionais da Universidade, apresentaram o artigo "Latin American Communication Monitor 2016-2017: a opinião de profissionais brasileiros sobre big data, os influenciadores e engajamento nas mídias sociais'. O trabalho expõe resultados de uma pesquisa que envolve 17 países latino-americanos e é executada no Brasil pelos professores, que integram o Grupo de Pesquisa em Relações Públicas da Intercom. Leia o trabalho aqui.
A professora e coordenadora adjunta do curso de Jornalismo, Gabriela Almeida, e a estudante Jéssica Soares participaram do Grupo de Pesquisa em Cinema com o artigo "Demônios virtuais, espíritos hackers, assassinos glitch: as tecnologias de registro de imagens diegetizadas no cinema de horror found footage". O texto apresenta uma tipologia das câmeras utilizadas em filmes de horror contemporâneos classificados como found footage (como câmera de vigilância, câmera na mão, captura de tela e webcam) e analisa as visualidades que elas produzem, ao emular estéticas amadoras ou ligadas às convenções do cinema documentário. O trabalho defende a ideia de que a manifestação do mal nesses filmes passa pela tecnologia, uma vez que os fantasmas, espíritos e forças do mal se manifestam por meio das imagens. Leia aqui.
O professor de Jornalismo Guilherme Castro participou do GP Folkcomunicação, Mídia e Interculturalidade com o trabalho "Do popular ao pop em Gonzaga, de pai pra filho". O artigo analisa as relações e passagens entre as culturas popular e pop, rural e urbana, vivencial e midiática presentes nas diferenças culturais e afetivas, desencontros e encontros entre dois artistas que eram pai e filho: Luiz Gonzaga (o Gonzagão) e Luiz Gonzaga Júnior (o Gonzaguinha). Leia aqui.
Já a estudante de Jornalismo, Ana Szezecinski, apresentou o artigo "A cultura da mídia como espaço de disputas por diversidade e representações positivas: o apelo feminista das séries Supergirl e Agente Carter", no Intercom Jr., espaço dedicado aos trabalhos produzidos por estudantes de graduação. O texto apresenta os resultados parciais da pesquisa de iniciação científica que está sendo desenvolvida pela aluna, sob orientação da professora Gabriela, e com bolsa oferecida pela Ulbra. No artigo, são analisados alguns trechos dos episódios pilotos das duas séries, com o objetivo de compreender de que modo questões relativas a ser mulher e heroína aparecem nas narrativas. Leia aqui.
Também representou a Ulbra no Intercom o estudante de Publicidade e Propaganda, Chrystian Ariel, que participou do congresso como ouvinte.
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras