Graduação
Curso de Jornalismo tem cinco trabalhos aprovados no XIV SEICOM
Seminário Internacional de Comunicação acontece em novembro
Cinco trabalhos de professores e alunas do curso de Jornalismo da Ulbra Canoas foram aprovados no XIV Seminário Internacional de Comunicação (SEICOM), que será realizado entre os dias 6 e 8 de novembro na PUC-RS. O coordenador do curso, professor Deivison Moacir Cezar de Campos, vai apresentar o artigo Desterritorialidades, política de presença e insolência das negritudes, parte da pesquisa que vem desenvolvendo nos últimos anos sobre midiatização, pertencimento e insolência. A investigação visa discutir o uso das redes sociais por grupos identitários como espaço para promover encontros presenciais em torno de pautas do movimento negro, como a valorização do cabelo crespo.
A professora e coordenadora adjunta Gabriela Almeida e a estudante Jéssica Soares vão apresentar o artigo Espíritos hackers? A tecnologia e o mal no horror found footage. Terceiro trabalho oriundo da pesquisa que estão desenvolvendo juntas em torno da presença de câmeras diegetizadas no cinema de horror contemporâneo, o texto discute diferentes formas de visualidade geradas por câmeras que emulam uma estética amadora ou documental em filmes de horror classificados como found footage.
A professora Ana Acker também vai falar sobre found footage no Seminário. Ela apresentará o trabalho A sedução pelo desconhecido da tecnologia no horror found footage, fruto da tese de doutorado defendida neste ano junto ao Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O artigo discute o medo da tecnologia como temática recorrente em pesquisas sobre o horror found footage, partindo da premissa de que há uma fixação na tecnologia e nem mesmo a iminência da morte de personagens impede o registro audiovisual.
Apelo feminino é tema de trabalhos
Ana Szezecinski, estudante de Jornalismo, vai apresentar o trabalho O apelo feminista das séries Supergirl e Agente Carter, fruto da pesquisa que vem desenvolvendo como bolsista de iniciação científica, sob orientação da professora Gabriela. O artigo discute o modo como as duas séries de TV, protagonizadas por personagens mulheres, tentam responder a demandas por diversidade e representações positivas próprias do tempo presente.
Amanda Iegli, também aluna do curso, participará do Seminário com o trabalho A percepção de meninas sobre a sexualização do corpo feminino na mídia. A pesquisa, produzida como iniciação científica, envolveu a realização de entrevistas com garotas adolescentes de Canoas com o objetivo de discutir a "cultura da novinha" a partir das mídias e da circulação da pornografia, bem como a percepção da sexualização do corpo feminino jovem pelas entrevistadas.
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema