Responsabilidade Social
Horta Solidária da Ulbra visa semear conhecimento prático e cidadania
Espaço é resultado da parceria com o Rotary e-Club Integração de Canoas
"A Universidade só tem sentido de ser e de existir quando ela consegue deixar alguma coisa para a comunidade na qual ela está inserida", destaca o reitor Marcos Fernando Ziemer, ao participar da inauguração do espaço destinado à Horta Solidária do campus Canoas, que ocorreu na tarde da segunda-feira, 5 de setembro. O projeto, construído em uma parceria entre o curso de Agronomia e o Rotary e-Club Integração, terá capacidade para produção de até 12 mil mudas por mês, que serão destinadas à mesa de pessoas carentes do município.
O projeto começou a ganhar forma ainda neste ano, através de um jantar beneficente organizado pelas duas instituições, que angariou fundos e acelerou o início do cultivo de mudas de alface, pepino, abóbora, milho, mandioca, tomate, entre outros. Os alimentos plantados serão doados para instituições carentes de Canoas. "A função da nossa organização é ajudar a sociedade carente e ficamos muito felizes de ter concluído essa finalidade com a Horta. Juntamos a Universidade, o Rotary e o fim social tornando a ação muito importante", explica a presidente da instituição filantrópica, Soraia Hütten.
Aula prática
A professora e bióloga Andreia Evaldt, uma das coordenadoras do plano, explica que, há muito tempo, o curso de Agronomia nutria o desejo de construir uma casa de vegetação pelas possibilidades de aperfeiçoamento do ensino que o projeto prático proporciona. "É uma forma de os alunos praticarem tudo o que viram em sala de aula, porque eles precisam saber a prática para atenderem às necessidades do mercado", afirma a docente.
Ela conta que o interesse dos acadêmicos foi muito positivo e a horta já conta com 24 voluntários que participam ativamente da rotina no espaço, trabalhando com a compostagem, produção dentro da estufa, seleção dos tipos de alimentos para plantio, entre outras atividades. O que para os alunos Julio Peixoto e Paola Quines, do 9º e 5º semestre de Agronomia, "é uma oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos na realidade do campo e também uma forma de transformar o trabalho em ajuda para as pessoas", explicam os estudantes.
Outro fator enriquecedor para a comunidade acadêmica com essa iniciativa, como destaca o engenheiro agrícola e técnico dos laboratórios das engenharias da Ulbra, Lucemar Levino Kich, um dos responsáveis pela preparação do espaço, é a chance de conhecimento e sensibilização dos alunos sobre todo o processo sustentável que a Horta envolve. "Desde as técnicas de aproveitamento dos resíduos para compostagem, captação da água da chuva para irrigação, qualificação do solo, entre outros diversos benefícios", comenta. Para ele, a iniciativa estimula o enriquecimento do estudante e também da Universidade, formando profissionais conscientes quanto à importância de manter uma horta sustentável.
Texto: Mariana Viegas
*Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander
Últimas notícias
-
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
14
NOVUlbra Xperience 2024 Premiação de artigos destaque marca encerramento do Ulbra Xperience