Graduação
Atividades debatem rumos da psicoterapia contemporânea
Semana Acadêmica da Psicologia segue até esta quinta-feira
"Ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana", foi citando a célebre frase do analista suíço Carl Gustav Jung que a aluna Betina Espíndula deu como aberta a Semana Acadêmica do curso de Psicologia da Ulbra Canoas, nesta segunda-feira, dia 29 de agosto, durante palestra no auditório secundário do prédio 14 da Unidade.
Na ocasião, mais 200 estudantes compareceram ao local para prestigiar o Dr. Paulo Knapp, palestrante convidado que dissertou sobre os novos métodos e intervenções sistêmicas na área da Psicologia. Mestre em Psiquiatria pela Ufrgs, e especialista em Terapia Cognitiva-comportamental pelo Beck Institute, da Filadélfia, o docente traçou um panorama sobre as orientações teóricas contemporâneas da psicoterapia.
Conforme o pesquisador, é preciso mudar a forma de se olhar a estrutura utilizada na realização das análises comportamentais, ou o mindset, dentro do jargão profissional da área. Para isso, é preciso avançar nas discussões sobre uma nova forma de se perceber as funções cognitivas humanas, deixando de lado os entendimentos acerca do indivíduo e centrando os debates em torno do contexto coletivo. "Todos nós da área da Psicologia operamos sobre o nosso ambiente de atuação. O que fazemos, a maneira como nos posicionamos, são fatores que exercem uma influência sobre o paciente. Ele enxerga no terapeuta um modelo e reproduz comportamentos através da imitação", refletiu Knapp, alertando para as responsabilidades dos profissionais da área. "Cabe ao psicoterapeuta estar atento às tendências e traduzir o Zeitgeist, ou espírito de uma época, para os demais membros da sociedade", avaliou o conferencista diante do público atento, composto, em sua maioria, por calouros e alunos veteranos da graduação.
Palestras integram estudantes e docentes
Matriculada do último semestre do bacharelado, a jovem Loreci Black é uma entusiasta das Semanas Acadêmicas. "Acrescentou muito à minha formação. Geralmente são os alunos que organizam, mas os professores sempre estão junto com a gente, participando, orientando e pedindo resenhas. É um momento de integração do curso", revelou a veterana antes do início da conferência.
Entusiasmada com o que via, a caloura Larissa Hoffman guarda um universo de expectativas dentro de si. "Esta é a primeira vez que participo de um evento desses, acho que é uma maneira de entrar na faculdade com o pé direito, aprendendo várias coisas diferentes e tendo uma visão mais geral da psicologia", destaca a universitária que, já no primeiro semestre, desconstrói o que pensava que sabia sobre a carreira que escolheu seguir. "Ouvir quem já está no mercado abre a nossa cabeça para um mundo novo de conhecimentos", garante Larissa.
A Semana Acadêmica do curso de Psicologia termina nesta quinta-feira, 31 de agosto, com a palestra Terapia do Exagero, que será ministrada pela Dra. Renata Brasil Araújo, também no auditório B do prédio 14 do campus. Mais informações podem ser obtidas junto ao Centro Acadêmico da graduação.
Marcus de Freitas Perez*
Jornalista MTb 17.602
Colaborou Diandra Tavares Genesini, estudante de jornalismo da Ulbra.
Notícias relacionadas
-
14
JANEmoção em conjunto Formatura do curso de Medicina revela sonhos e conquistas coletivas -
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
13
JANRECREAÇÃO COM SEGURANÇA Colônia de férias de verão garante diversão aos pequenos estudantes
Últimas notícias
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANEnsino de excelência 2025 começa com novos cursos presenciais na Ulbra em todo o país -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal