Ulbra na Casacor
Relação entre a academia e o mercado foi tema de debate na Casacor RS
Bate-papo procurou integração entre acadêmicos e profissionais
A Ulbra marcou forte presença na Casacor RS 2017. Além de assinar um ambiente idealizado por professores e alunos de Design de Interiores e Arquitetura, a Universidade, em parceria com a Curadoria da mostra, realizou na última quinta-feira, 24 de agosto, um bate-papo sobre os desafios das futuras profissões, buscando proporcionar uma troca de conhecimentos entre profissionais e acadêmicos do meio.
O Talks, mediado pelas curadoras técnicas, Aclaene de Mello e Gabriela Ordahy, teve como convidadas a professora e coordenadora dos cursos de Design da Ulbra, Débora Kling Petry Battastini e as egressas de Design de Interiores, Milene Piuco, e Arquitetura, Fabiane Luz Penz. Para a professora Débora Battastini, "a oportunidade de ter um espaço para debater a atuação da academia na Casacor é um reconhecimento pela participação de anos da Ulbra no evento". De acordo com a docente, a instituição incentiva a presença dos estudantes nesse ambiente, pois podem ter contato com uma gama de conhecimento tanto sobre elementos e tendências de materiais, quanto trocar experiências com os profissionais já atuantes no mercado. "Para o aluno, a Casacor é uma escola", completa Débora.
Durante o bate-papo, o público se aprofundou mais sobre as expectativas profissionais, as múltiplas áreas de atuação e entendeu como o meio acadêmico se adapta às constantes mudanças do mercado. Segundo Aclaene de Mello, arquiteta formada pela Ulbra e organizadora do Talks, "a ideia é aproximar os futuros profissionais das áreas, mas também uma forma de atualizar os já atuantes aos novos contextos estudados hoje", afirma. Gabriela Ordahy, também arquiteta e organizadora da ação, completa o propósito da atividade. "Aproximar a Universidade do mercado verdadeiro é fantástico para os dois lados. Ganha Casa Cor e ganha a Ulbra com essa troca de conhecimento", conta.
Outro ponto que Aclaene destacou foi a forma como a instituição conduz o processo de aprendizagem. Formada há 27 anos, ela conta que um dos fatores que a fez escolher a Ulbra foi a possibilidade de atuação profissional que ela teve ainda enquanto estudava. " Eu cursava Arquitetura à noite e conseguia trabalhar. As matérias eram explicadas na sua essência, de forma simples, e isso me motivou a querer saber como está hoje em dia, como os estudantes estão lidando com o ambiente externo e se essa característica ainda é prioridade na instituição", completa.
A edição deste ano na Casacor encerrou suas atividades neste final de semana. Confira detalhes do ambiente da Ulbra no evento, que explorou elementos inspirados no Design Escandinavo.
Texto: Mariana Viegas
*Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras