Infraestrutura
Laboratório de Caracterização de Materiais é inaugurado no campus
Nova instalação será utilizada por docentes e alunos das Engenharias
Professores, alunos e colaboradores dos cursos de Engenharia da Ulbra, membros da reitoria e gestores do campus participaram, na tarde desta quinta-feira, 24 de agosto, da cerimônia de inauguração do Laboratório de Caracterização de Materiais da Unidade Canoas. Localizado no andar térreo do prédio 29, as instalações dispõem de parte dos equipamentos utilizados no Laboratório de Polímeros da Instituição e de ferramentas novas, adquiridas a partir de uma rede de cooperação.
"Graças aos esforços conjuntos que desenvolvemos com a Ufrgs, Feevale e Ifsul, foi possível estruturar esse espaço, que será utilizado para pesquisas, aulas práticas e também para a prestação de serviços à iniciativa privada," explicou o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, José Lezina Cézar, ao se dirigir ao público presente no evento, dentre eles, os pró-reitores acadêmico e de planejamento e administração, Pedro Gonzáles Hernández e José Paulinho Brand.
Na ocasião, o diretor do campus, Erivaldo Diniz de Brito, enfatizou a importância da integração entre os docentes e funcionários de diferentes graduações para a solução de problemas da vida acadêmica e para a promoção de projetos. "Quando atuamos em conjunto, as coisas acontecem. O maior exemplo disso é esse ambiente, inaugurado quase sem custos em termos de equipamento e que atenderá aos nossos estudantes com muito mais funcionalidade e praticidade", pontuou Brito, antes de passar a palavra para o vice-reitor.
Ricardo Willy Rieth relacionou o acontecimento com a nova missão da Universidade Luterana do Brasil. "As infraestruturas acadêmicas, como os laboratórios, são fundamentais para uma instituição que busca tornar-se uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora", refletiu o gestor em alusão ao mote principal do último Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), aprovado no ano passado e que já se encontra em estágio de implantação.
Novo laboratório realizará testes de durabilidade de produtos para empresas terceirizadas
Responsável pela orientação dos testes e experimentos que são demandados por empresas como a AGCO e Borrachas Avipal e conduzidos neste Laboratório, o coordenador do curso de bacharelado em Engenharia de Produção, Luis Sidnei Barbosa Machado, conta que, com a aquisição do novo maquinário, será possível proporcionar testes mecânicos mais seguros e confiáveis para as indústrias parceiras do curso. "Temos uma demanda muito grande para a identificação de materiais. Se uma companhia quer saber quais são os componentes de determinado produto e se isso pode afetar sua durabilidade, nós dispomos dos recursos e utensílios para informá-la disso", relata o educador, entusiasmado com as possibilidades que o local abre para a qualificação da formação discente dos alunos da Ulbra. "As empresas nos procuraram porque sabem da competência dos experimentos que realizamos", conta o professor, que já possui demandas de serviços encomendados para os próximos meses.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema