Semana da Pessoa com Deficiência
Ulbra apoia evento que debate acessibilidade e mobilidade
Palestras foram realizadas por especialistas da Suécia e do Brasil
A Ulbra, através de seu Programa Permanente de Acessibilidade (PPA), foi apoiadora da palestra Acessibilidade e Mobilidade, que aconteceu terça-feira, 22 de agosto, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Palestraram no evento o presidente da organização Participação, Capacidade e Mobilidade da Suécia, Ramus Isaksson e o diretor presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS), Roque Noli Bakof. A atividade foi promovida pela embaixada da Suécia.
O embaixador da Suécia no Brasil, Per-Arne Hjelmborn, conduziu a abertura das atividades manifestando seu desejo que o encontro possibilitasse a troca de experiências entre seu país e o Brasil. "Espero que consigamos dialogar sobre os desafios da temática, para que possamos enxergar as oportunidades", afirmou. Na sequência, o primeiro palestrante do encontro, Isaksson, falou a respeito da realidade sueca, apresentando tópicos da lei antidiscriminação.
"Na Suécia temos leis que proíbem a discriminação com base na inacessibilidade inadequada", explicou. O palestrante argumentou que a acessibilidade precisa ter um design universal e que as estruturas deverão ser desenvolvidas de acordo com as pessoas. Na segunda palestra, o diretor-presidente da FADERS abordou a questão conceitual de acessibilidade, ressaltando que a inclusão deve ser compreendida não como favor, mas sim como valor. "As obras de acessibilidade não deveriam ser realizadas porque existe uma lei que obriga, mas sim porque deveríamos ter consciência a respeito do tema", salientou Bakof.
Ao final da atividade, o reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, ressaltou que a Instituição já desenvolve há vários anos diversas ações ligadas à temática da acessibilidade. "A acessibilidade universal faz parte das novas políticas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Ulbra, não só nos aspectos arquitetônicos e de tecnologia e equipamentos, mas também a questão da conscientização sobre a temática que foi abordada na segunda palestra", explicou Ziemer.
Na avaliação do coordenador do PPA da Universidade, Laíno Schneider, as palestras mostraram que na Suécia, como em grande parte da Europa, existe um avanço institucional de uma longa trajetória quando o assunto aborda a acessibilidade. "Aqui no Brasil estamos apenas começando a discutir a questão conceitual do tema em debate, enquanto que no território europeu o conceito já está disseminado dentro da questão social", explicou Schneider. Já o diretor de Extensão da Ulbra, Gustavo Becker, relembrou que a participação da Universidade no evento faz parte das atividades que integram a 4ª Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência.
Após as palestras ocorreu a abertura da exposição fotográfica Acessibilidade - Além dos espaços físicos, iniciativa que viaja o mundo produzindo imagens para levantar questões sobre acessibilidade e inclusão social de pessoas com deficiências físicas ou intelectuais.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Tags
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
26
MAI1º de junho Ulbra terá diversão com Stand Up do Léo, o Gauchão de Apartamento -
08
MAI11 de maio Feira na Ulbra reúne empreendedoras negras
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras