Plano de Desenvolvimento
Comunidade acadêmica conhece o novo PDI
Ação mobilizou professores, alunos e colaboradores no campus
Chancelado no final do ano passado, o novo Plano de Desenvolvimento Institucional da Ulbra (PDI) foi concebido com o intuito de tornar a Universidade Luterana do Brasil uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora. Na manhã desta quarta-feira, dia 23 de agosto, gestores do campus Canoas se reuniram com alunos, professores e colaboradores no auditório 220 do prédio 1 para apresentar algumas das ações que já estão sendo adotadas na Unidade e que devem ser implementadas até 2022 para atender as resoluções contempladas no documento.
Na ocasião, o Gerente Administrativo, Alexandre Berton, o secretário adjunto, David Martins, a coordenadora de ensino, Lucimar Brum, e o diretor do campus, Erivaldo Diniz de Brito, esmiuçaram, em pouco mais de 60 minutos, os detalhes de um projeto dividido em cinco eixos, sendo o primeiro deles a avaliação institucional, como explicou Martins para a plateia de mais de 600 pessoas. "É muito importante que todos participem das campanhas de avaliação, é através delas que conseguimos encaminhar as opiniões de vocês e encontrar soluções para as demandas da comunidade acadêmica", enfatizou o secretário ao revelar a meta da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) para o semestre vigente. "Nossa expectativa é atingir 41% dos estudantes, 75% dos docentes e 70% dos demais funcionários na autoavaliação desse ano", pontuou Miranda ao tratar do questionário eletrônico que, ao longo de todo o mês de setembro, estará disponível para preenchimento na plataforma de autoatendimento da Universidade.
Conforme a professora Lucimar, responsabilidade social é outra palavra-chave deste plano de ação. A coordenadora defende que, dentro das ações pedagógicas, a cidadania e a defesa dos direitos humanos serão princípios norteadores dentro dos projetos de ensino, pesquisa e extensão que terão continuidade até 2019. "É importante fomentar a inclusão social, seja por meio do Programa Permanente de Acessibilidade (PPA) ou através das diversas iniciativas de extensão que provemos para atender a grupos vulneráveis", destacou a gestora ao elencar projetos como o Ceama, Ciepre, CineDiversidade, Ulbrati e a Semana do Bebê, todos realizados por docentes e alunos dos cursos de graduação do campus. "Nossa meta é proporcionar mais visibilidade para essas atividades junto à sociedade civil", afirmou antes de passar a palavra para o diretor da Unidade.
Erivaldo Diniz de Brito definiu a comunicação das práticas de gestão como um dos pontos fundamentais do novo PDI. "É fundamental socializar o nosso compromisso com a comunidade acadêmica e lembrar que cada um deve fazer sua parte para atingirmos um objetivo em comum. Há pouco ouvi um aluno comentar que não sabia dessa dimensão da Universidade, é justamente isso que queremos mudar", exemplificou Brito ao término do encontro. A tarde, foi a vez da coordenação e dos professores do polo de educação a distância conheceram o PDI. À noite, estava marcada uma nova reunião de apresentação do Plano de Desenvolvimento Institucional da Ulbra, dessa vez, no auditório do prédio 11 do campus.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes