Plano de Desenvolvimento
Comunidade acadêmica conhece o novo PDI
Ação mobilizou professores, alunos e colaboradores no campus
Chancelado no final do ano passado, o novo Plano de Desenvolvimento Institucional da Ulbra (PDI) foi concebido com o intuito de tornar a Universidade Luterana do Brasil uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora. Na manhã desta quarta-feira, dia 23 de agosto, gestores do campus Canoas se reuniram com alunos, professores e colaboradores no auditório 220 do prédio 1 para apresentar algumas das ações que já estão sendo adotadas na Unidade e que devem ser implementadas até 2022 para atender as resoluções contempladas no documento.
Na ocasião, o Gerente Administrativo, Alexandre Berton, o secretário adjunto, David Martins, a coordenadora de ensino, Lucimar Brum, e o diretor do campus, Erivaldo Diniz de Brito, esmiuçaram, em pouco mais de 60 minutos, os detalhes de um projeto dividido em cinco eixos, sendo o primeiro deles a avaliação institucional, como explicou Martins para a plateia de mais de 600 pessoas. "É muito importante que todos participem das campanhas de avaliação, é através delas que conseguimos encaminhar as opiniões de vocês e encontrar soluções para as demandas da comunidade acadêmica", enfatizou o secretário ao revelar a meta da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) para o semestre vigente. "Nossa expectativa é atingir 41% dos estudantes, 75% dos docentes e 70% dos demais funcionários na autoavaliação desse ano", pontuou Miranda ao tratar do questionário eletrônico que, ao longo de todo o mês de setembro, estará disponível para preenchimento na plataforma de autoatendimento da Universidade.
Conforme a professora Lucimar, responsabilidade social é outra palavra-chave deste plano de ação. A coordenadora defende que, dentro das ações pedagógicas, a cidadania e a defesa dos direitos humanos serão princípios norteadores dentro dos projetos de ensino, pesquisa e extensão que terão continuidade até 2019. "É importante fomentar a inclusão social, seja por meio do Programa Permanente de Acessibilidade (PPA) ou através das diversas iniciativas de extensão que provemos para atender a grupos vulneráveis", destacou a gestora ao elencar projetos como o Ceama, Ciepre, CineDiversidade, Ulbrati e a Semana do Bebê, todos realizados por docentes e alunos dos cursos de graduação do campus. "Nossa meta é proporcionar mais visibilidade para essas atividades junto à sociedade civil", afirmou antes de passar a palavra para o diretor da Unidade.
Erivaldo Diniz de Brito definiu a comunicação das práticas de gestão como um dos pontos fundamentais do novo PDI. "É fundamental socializar o nosso compromisso com a comunidade acadêmica e lembrar que cada um deve fazer sua parte para atingirmos um objetivo em comum. Há pouco ouvi um aluno comentar que não sabia dessa dimensão da Universidade, é justamente isso que queremos mudar", exemplificou Brito ao término do encontro. A tarde, foi a vez da coordenação e dos professores do polo de educação a distância conheceram o PDI. À noite, estava marcada uma nova reunião de apresentação do Plano de Desenvolvimento Institucional da Ulbra, dessa vez, no auditório do prédio 11 do campus.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
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