Programa de Acessibilidade
Curso sobre abordagem às pessoas com deficiência é retomado
Primeiro encontro conduziu o debate sobre os eixos da acessibilidade
Um dos grandes desafios da sociedade é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Com o objetivo de estimular a cidadania e promover a conscientização da diversidade humana, o Programa Permanente de Acessibilidade (PPA) iniciou na tarde desta terça-feira, 22 de agosto, mais uma edição do curso "Abordagem com Cidadania às pessoas com Deficiência". A formação de Extensão é voltada para a comunidade institucional e para o público externo. Ao todo, serão oito encontros, que acontecem no prédio 6 da Universidade, nas terças e quintas, das 14h às 17 horas.
Acolhida inicialmente pelo Pastor Grasel, a turma foi conduzida ao longo da tarde pelos professores e funcionários do PPA sobre elementos relacionados à acessibilidade. Em sua fala, o membro da Pastoral salientou a importância das pessoas cultivarem o sentimento de humanidade e de amparo que, segundo ele, "é o que dá sentido à vida e o que faz o ser humano, ser humano".
Em cada encontro será abordada uma temática relacionada às pessoas com deficiência, provocando reflexões sobre direitos sociais e humanos, legislação, os tipos de deficiência, os mitos e preconceitos, e a proposição à sensibilidade nos modos de aproximação e contato. Para José Galvão, funcionário administrativo e membro do PPA, "as formações na temática de acessibilidade são importantes para se quebrar os paradigmas construídos ao longo de séculos sobre a pessoa com deficiência". Formado em Direito pela Ulbra e militante da causa há pelo menos quinze anos, José perdeu a visão ainda na adolescência, e afirma que esse tipo de iniciativa tem o papel de germinar as sementes da inclusão.
Para ele, o caminho ainda é longo, pois visa o combate de um comportamento de segregação carregado historicamente e, por isso, "cada dia é mais importante a divulgação e a formação de pessoas, para que a acessibilidade se torne uma cultura natural na nossa sociedade", completa. Por entender a necessidade de continuação dos debates sobre o tema, o PPA retomou a capacitação este ano. Sua organização necessitou ser reformulada devido ao falecimento de seu idealizador e ministrante, professor Humberto Lippo, há três anos. Esta edição será conduzida por membros do núcleo, dividida nos eixos de domínio de cada um.
Mariana Viegas
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari -
12
SETRecursos Humanos Campanha do Setembro Amarelo estimula hábitos saudáveis
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras