Graduação
II Jornada Multiprofissional em Saúde debate bem-estar na terceira idade
Evento segue até esta quarta-feira no campus da Ulbra Canoas
Alunos e docentes de Fonoaudiologia, Farmácia, Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Odontologia e Biomedicina da Ulbra Canoas participaram na manhã desta terça-feira, dia 22 de agosto, da cerimônia de abertura da II Jornada Multiprofissional em Saúde da Universidade, realizada no auditório 119 do prédio 6. Promovido pelos residentes dos respectivos cursos, o evento deste ano aborda os desafios para o atendimento em saúde de idosos no Brasil.
Durante a primeira atividade do dia, o diretor do campus, Erivaldo Diniz de Brito, saudou a todos e enfatizou a importância de se debater políticas públicas que garantam o bem-estar físico e psicológico na terceira idade. "A população brasileira está envelhecendo e a taxa da natalidade é menor a cada ano, o que é uma tendência mundial. Por isso, discutir a qualidade de vida da pessoa idosa é fundamental, ainda mais dentro da Universidade, onde se produz conhecimento e avanço tecnológico", avaliou o gestor ao agradecer a presença de representantes do poder público local e do Grupo Gump, responsável pela administração do Hospital Universitário.
Convidada a compartilhar sua experiência à frente da Coordenação de Política do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde de Canoas, a Dra. Fernanda Von Heimburg prendeu a atenção dos mais de 270 alunos ao palestrar sobre as ações que o município vem adotando, desde 2009, para garantir assistência integral para homens e mulheres com mais de 60 anos. "É um trabalho que não é só do médico, do enfermeiro ou do assistente social, mas da equipe, por meio de iniciativas que vão desde o atendimento ao idoso em risco social, campanhas de prevenção de fraturas e quedas, até o combate à mortandade prematura dos idosos", enfatizou a palestrante ao tratar do caráter multidisciplinar dos serviços oferecidos pela SMS junto a esse grupo social.
Bom humor marca a participação de idosos
Conforme a coordenadora da Residência Multiprofissional em Saúde da Ulbra, professora Miria de Camargo, a programação da II Jornada, mais do que proporcionar respostas, busca estimular reflexões sobre o que cada residente pode fazer para melhorar o atendimento clínico, ambulatorial e hospitalar que prestam. Em tom irreverente, provocou: "Ao término desse encontro, todos estaremos mais velhos, envelhecemos a cada segundo que passa", instigou a educadora, que, no quesito bom humor, só perdeu para um grupo de senhoras que deu um show de vitalidade e entusiasmo. Dançando ao som de hits do momento, levantaram no auditório uma faixa onde se podia ler a mensagem: "Velha é a tua cabeça, eu estou apenas começando".
A II Jornada Multiprofissional em saúde termina nesta quarta-feira, dia 23 de agosto. Devido à grande procura do público, as inscrições para as oficinas e conferências do encontro acadêmico estão encerradas. Após a conclusão do seminário, certificados de horas complementares serão emitidos pela organização do evento. Mais informações sobre a Residência Multiprofissional em Saúde da Ulbra podem ser obtidas com a coordenação dos cursos envolvidos na atividade.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes