45 anos
Ulbra celebra aniversário de 45 anos com jantar festivo
Gestores enaltecem conquistas e projetam o futuro da Instituição
A noite de sexta-feira, 18 de agosto, foi de celebração na Ulbra Canoas com a realização do jantar comemorativo aos 45 anos da Universidade Luterana do Brasil. Na abertura do evento foram apresentados números que mostram o propósito educacional e confessional que compõe a trajetória da Instituição, juntamente com as demais instituições de ensino superior que compõem a Rede Ulbra de Educação. Em 45 anos de existência, a Rede já formou mais de 200 mil profissionais em cursos de graduação e pós-graduação, tanto no ensino presencial como na modalidade a distância. A marca da Universidade está presente em 15 campi universitários e 80 polos EAD distribuídos em 77 municípios brasileiros, que têm, no total, 50 mil alunos matriculados.
O devocional alusivo ao aniversário da Instituição foi conduzido pelo capelão geral da mantenedora Aelbra, reverendo Maximiliano Wolfgramm Silva, que argumentou a necessidade de se olhar para a vida sob uma perspectiva que envolva gratidão e esperança. "Essa perspectiva permite-nos ter a certeza de que toda a caminhada está nas mãos de Deus. E Isso vale não só para nossas vidas, como também para a trajetória da Ulbra", salientou o capelão. Já o presidente da mantenedora -, Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra), Paulo Augusto Seifert, fez um breve resgate histórico da Universidade, parabenizando todos que trabalharam na sua criação e trajetória de desenvolvimento. Seifert ainda relembrou que a Reforma Luterana, que está completando 500 anos em outubro, também foi um projeto educacional. "Acima de tudo estamos comemorando 45 anos de um projeto educativo que comporta a identificação confessional que, para nós luteranos, é tão importante", ressaltou.
O deputado estadual Marcel van Hattem (PP), que propôs homenagem na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul para a Ulbra, na próxima terça-feira, 22 de agosto, prestigiou o evento. Em seu discurso ele destacou a importância da Universidade para a sociedade nos campos educacional, social e comunitário. Entretanto, o parlamentar também ressaltou vínculos familiares e luteranos para homenagear a Instituição. "Sou luterano e sei a importância do propósito confessional para a educação. Entretanto, tenho um carinho especial por essa Instituição pois meu avô Paulo Frederico Flor, recentemente falecido, foi professor do curso de Teologia da Ulbra", afirmou. O vereador Gilson dos Santos Oliveira (PP), que conduziu a homenagem da Câmara Municipal de Vereadores de Canoas à Ulbra, também marcou presença na solenidade.
Em seu pronunciamento, o reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, fez agradecimentos especiais. "Nesses 45 anos de existência temos que agradecer a Deus porque as dificuldades nos fizeram amadurecer e nos proporcionaram novas oportunidades. Devemos, ainda, agradecer a quem faz parte da Ulbra, e principalmente, aos nossos alunos, que constituem-se na razão de ser da Universidade", explicou. Na sequência, Ziemer enfatizou a importância da celebração dos 500 anos da Reforma Luterana, pois a Instituição se identifica com o luteranismo. Além de relembrar aspectos importantes da trajetória institucional, enfatizou que a Universidade está iniciando um novo ciclo de planejamento. "Já instituímos um novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para os próximos cinco anos, pois queremos focar naquilo que é mais importante para nós, que é o modelo de aprendizagem. Queremos remodelar nossa proposta acadêmico-pedagógica, pois estamos visando o futuro de nossa Universidade", destacou. Ao projetar o futuro, Ziemer expôs seu desejo enquanto dirigente para a Universidade. "Que Deus conceda à Ulbra a capacidade e a serenidade de olhar além dos desafios, para continuar a ser uma instituição com papel protagonista na educação", finalizou.
Durante a solenidade, a Rede de Escolas da Ulbra, representada pelo Colégio Ulbra Cristo Redentor, em cuja sede a Ulbra iniciou suas atividades em 1972, prestou uma homenagem com um vídeo com depoimentos de alunos de todos os níveis de ensino.
Após as falas dos gestores, foi feito o brinde de aniversário seguido de um jantar para os convidados. Estiveram presentes ao evento o pró-reitor de Planejamento e Administração, José Paulinho Brandt; o pró-reitor Acadêmico, Pedro Antônio González Hernández; o membro do Conselho de Administração e Consultor de Negócios da Aelbra, Adilson Ratund; o diretor da Ulbra Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, além de colaboradores e professores do campus; e colaboradores e gestores de outras unidades de ensino superior e da Rede de Escolas da Ulbra.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Tags
Notícias relacionadas
-
02
NOVCiência, Ética e Verdade Jornada de Filosofia do Direito e Pastoral se unem em dia de atividades -
30
OUTAção da Pastoral Comemoração dos 502 anos da Reforma Luterana debate a verdade -
09
AGOCongresso Internacional Reitor participa de reunião na Alemanha sobre evento internacional -
18
OUTFestival de Curtas Dia especial para os vencedores do Festival de Curtas da Reforma Luterana
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras