Acessibilidade
Semana da Pessoa com Deficiência terá atividades abertas ao público
Palestra de abertura abordará os desafios dos PCDs na pós-modernidade
Com o intuito de levar os debates sobre acessibilidade e inclusão social para além dos ambientes da academia, a Universidade Luterana do Brasil realizará uma série de ações para promover a 4ª Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência, evento que acontece entre os dias 21 e 26 de agosto, no campus Canoas e em diversos outros espaços do município e de Porto Alegre. A iniciativa, promovida pelo Programa Permanente de Acessibilidade (PPA), em parceria com a coordenação de extensão da Unidade, visa difundir conhecimentos sobre cidadania e direitos humanos para as comunidades em que a Instituição de Ensino Superior está inserida. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Confira os destaques da programação do evento.
Aula aberta de dança com o grupo Down-Up
Na segunda-feira, dia 21, às 14h, o grupo Down-Up, composto por sete bailarinos com Síndrome de Down, realizará uma apresentação, em frente à prefeitura do município, na Praça da Emancipação (Rua Quinze de Novembro, Centro de Canoas/RS). O coletivo integra o Centro de Atividade Motora Adaptada da Universidade (Ceama), grupo composto por alunos e professores do curso de Educação Física, que desenvolve projetos de inclusão social junto à pessoas com deficiência (PCDs) do município e Região Metropolitana de Porto Alegre. Os dançarinos apresentarão uma coreografia inspirada na música Tempo de Alegria, da cantora baiana Ivete Sangalo.
Moda Inclusiva na ExpoTAI
Já nos dias 25, 26 e 27 de agosto, alunos do curso Superior de Tecnologia em Design de Moda participam da I Exposição de Tecnologia Assistiva e Inclusão (ExpoTAI), evento promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (Faders). A iniciativa acontece no Centro Humanístico Vida (Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 2132, Sarandi, Porto Alegre/RS), Durante os três dias de mostra, nos turnos da manhã e tarde, os acadêmicos promoverão um experimento de imersão sensorial. No Desafio do Vestir, os participantes serão privados de um dos sentidos e terão de colocar uma peça de roupa sem o auxílio da visão ou com algum membro do corpo amarrado, para simular situações de mobilidade reduzida.
Na ocasião, quatro estudantes do curso estarão no estande da Universidade, onde ocorrerá a exposição de peças e acessórios assistivos confeccionados por eles para o I Concurso de Moda Inclusiva do RS, realizado no último dia 21 de junho, no campus Canoas. "As confecções brasileiras investem pouco em acessibilidade. No exterior, etiquetas em braile já são uma realidade, por aqui, são raras as marcas que pensam no deficiente visual. Por esses e outros motivos, a participação dos nossos universitários em um evento como esse é fundamental. É preciso falar de inclusão no mundo da moda", garante a coordenadora adjunta do curso, Letícia Oliveira Schiehll.
Abertura
A cerimônia inaugural da 4ª Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência ocorre no dia 23 de agosto, às 19h30min, no auditório 119 do prédio 6 do campus. O painel de abertura terá como tema os desafios da acessibilidade na era da pós-modernidade. Mais informações sobre o assunto estão disponíveis na página www.ulbra.br/semana-pessoa-com-deficiencia.
Marcus Perez
Jornalista - Mtb 17.602
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
29
AGOApresentação musical Grupo Piquelanos é atração na Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência -
27
AGOCanoas Semana Ulbra da Pessoa com Deficiência inicia com palestra sobre autismo -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras