Reforma Luterana
A Revolta dos Mucker foi tema de palestra na Ulbra Canoas
No evento, palestrante ainda lançou o livro A Religião de Jacobina
"A Revolta dos Mucker: como entender Jacobina e os Mucker hoje?" foi o tema da palestra conduzida pelo teólogo e historiador Martin Norberto Dreher, na noite de quarta-feira, 16 de agosto, na Ulbra Canoas. A atividade foi promovida e organizada pelos cursos de Teologia, Letras, História, Jornalismo e Direito da Universidade. O evento, alusivo aos 500 anos da Reforma Luterana, também marcou o lançamento do livro A Religião de Jacobina, de autoria do palestrante.
A palestra teve como mediador o professor de Teologia da Instituição, Clóvis Prunzel. Representando o Comitê Ulbra 500 Anos da Reforma Luterana, o vice-reitor da Universidade, Ricardo Willy Rieth, prestigiou o evento e enalteceu o currículo do conferencista, ressaltando suas contribuições com pesquisa no segmento. "A palestra ganha mais importância porque foi conduzida por um dos grandes especialistas em história do Rio Grande do Sul nas questões ligadas à imigração e colonização", afirmou Rieth.
No bate-papo, o conferencista apresentou uma visão plural dos fatos, contemplando aspectos históricos, antropológicos, jurídicos e religiosos ao abordar um fato histórico no Rio Grande do Sul, que foi a Revolta dos Mucker. Ao falar da imigração, o convidado explicou os motivos que levaram grupos de imigrantes a virem para o Brasil. Ao observar os aspectos ligados à questões de gênero, Dreher destacou que o fato de uma mulher liderar um movimento no século XIX, no caso Jacobina, era algo que escandalizava a sociedade machista da época.
Quando o enfoque religioso foi explanado, num período compreendido entre a Revolução Francesa e a Primeira Guerra Mundial, o convidado observou a existência de uma pluralidade de novas formas de religião, como a dos Mucker. Especificamente sobre a Revolta dos Mucker, Dreher argumentou sobre o que o senso comum é capaz de produzir quando pessoas são estigmatizadas. "Quando são criados clichês de pessoas, as consequências podem até levar ao extermínio de todo um grupo. No caso específico da Revolta dos Mucker, havia a incapacidade de admitir que existiam pessoas com liberdade de expressão distinta", explicou o palestrante.
André Bresolin
Jornalista - MTb. 18.183
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras