Assuntos Comunitários
Ulbra e Prefeitura planejam atividades da 2º Semana do Bebê de Canoas
Parceria fortalecerá e ampliará o alcance do projeto no município
A 2ª Semana do Bebê de Canoas já está ganhando forma. Na última segunda-feira, 14 de agosto, a Ulbra reuniu-se com representantes das Secretarias de Saúde e Educação do município, visando expandir as ações do projeto. A atividade, que ocorre entre os dias 25 e 28 de setembro, busca estreitar a parceria com os agentes públicos e repetir o sucesso já adquirido ao longo de dezoito anos em que o evento é realizado na cidade de Canela, na Serra Gaúcha.
Para essa edição, estão sendo preparadas ações ministradas pelos docentes e acadêmicos de diversos cursos da Ulbra, como Medicina, Psicologia, Odontologia, entre outros. Proposições famosas, como o projeto Samuzinho, que chama a atenção sobre os riscos de acidentes domésticos, e Hospital Ursinho, onde cada criança leva seu brinquedo para consultar e perder o medo do ambiente hospitalar, devem voltar à programação. Além de muitas outras práticas destinadas à orientação das mães, pais, professores e familiares na promoção da saúde e desenvolvimento dos bebês e crianças. Serão ofertadas, também, oficinas para os adolescentes, trazendo abordagens como sexualidade, gravidez precoce e drogadição.
A ideia para 2017 é que se possa ampliar a rede de atendimentos das escolas também para unidades de saúde e associações, visando alcançar as comunidades com alta situação de vulnerabilidade. Reger iniciativas como estas permitem à Universidade, como explica a professora Aline Vivian, coordenadora do projeto de extensão O Bebê e o Seu Mundo, "ter acesso a uma realidade e uma demanda proveniente da população, onde os alunos e os próprios professores conseguem visualizar os conteúdos de uma forma real, conhecendo as verdadeiras necessidades fora do âmbito acadêmico", afirma a docente.
Outro fator que torna a Semana do Bebê extremamente relevante, segundo a coordenadora do projeto, é a importância de investimento em políticas de promoção da saúde na primeira infância. "Se entende que quanto antes se intervir em saúde, se houver orientação das mulheres ainda gestantes sobre os cuidados com seus bebês, essa criança possivelmente não irá enfrentar problemas de saúde causados pela falta de prevenção. Plantamos a sementinha que aos poucos vai mudando a consciência e o conhecimento da sociedade sobre o assunto", afirma Aline Vivian.
Além do planejamento para a segunda edição, o grupo debateu também questões para a programação de 2018, onde pretendem estabelecer mais parcerias e estender as práticas a outros pontos da cidade.
Texto: Mariana Viegas
* Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
21
NOVORQUESTRA DA ULBRA Bach e Corelli no encerramento da temporada 2023 no Santander -
17
OUTSaúde Outubro Rosa na Ulbra Canoas terá atividades no campus -
13
OUTCULTURA Orquestra da Ulbra apresenta finalistas do Concurso Zola Amaro
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras