Comunicação Social
Docente da Suécia é convidada da aula inaugural de Comunicação Social
Recepção aos alunos debateu os impactos das mídias digitais
As mídias sociais transformaram a forma como a comunicação se estabelece na sociedade. Porém, tornou-se ainda mais necessário que se tenha um cuidado, principalmente ético, por parte dos comunicadores. Para enfatizar esse assunto, o curso de Comunicação Social da Ulbra Canoas trouxe em sua aula inaugural a professora doutora Paola Madrid Sartoretto, membro do Departamento de Mídia e Comunicação da Södertörn University, da Suécia. A atividade aconteceu na noite da última segunda-feira, 14 de agosto, no prédio 6 do campus.
Na ocasião, a palestrante brasileira, que é doutora em Mídia e Comunicação pela Universidade de Karlstad, buscou discutir os principais impactos para o mercado em comunicação com o rápido avanço da tecnologia dos últimos anos e a forma na qual os futuros profissionais da área podem pensar as transformações, reestruturando as visões de atuação. Para a docente, um dos pontos mais cruciais para o comunicador nesse novo contexto é o cuidado ético que deve se estabelecer ao atuar nas plataformas digitais. "Com todas as tecnologias que temos acesso hoje, há a possibilidade de fazer coisas que não eram possíveis antes, como tirar a foto de um celular e já postar em uma rede social, por exemplo. Contudo, isso gera muitos questionamentos sobre até que ponto nós, que utilizamos essas ferramentas na profissão, podemos ir. Isso deve ser debatido, principalmente, no meio acadêmico", afirma a convidada.
Os estudantes e professores que marcaram presença no evento aproveitaram o momento para debater questões e dúvidas relacionadas ao exercício das funções, às responsabilidades sociais e ao exercício consciente do papel de um profissional em comunicação, principalmente na rede virtual. Outros questionamentos se deram sobre as diferenças entre o Brasil e a Suécia, onde Sartoretto ponderou alguns pontos em que notou mais contraste entre o modelo de comunicação desenvolvido na América e na Europa, como o fato de que os suecos mantêm, através de contribuição obrigatória, veículos de comunicação públicos, por entenderem que a informação é uma necessidade coletiva.
Texto: Mariana Viegas
* Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras