Graduação
Calouros da Medicina recebem seus jalecos
Tradicional cerimônia reuniu estudantes e seus familiares
Com olhares atentos e curiosos e um largo sorriso no rosto, os calouros do curso de Medicina da Ulbra participaram, no final da manhã desta segunda-feira, 14 de agosto, da cerimônia do jaleco. O evento, tradicional rito de passagem promovido pela Universidade para marcar a entrada dos estudantes no curso, foi marcado pela presença dos familiares dos novatos. Mãe do calouro René Oliveira, de 19 anos, Valéria Oliveira conta que o filho se preparou durante três anos para ingressar no curso. "É motivo de muita felicidade para a família o ingresso dele na Medicina", contou sorridente enquanto aguardava para fotografar o filho vestindo o jaleco branco. Para a caloura Camila Patzlaff, de 19 anos, a entrada na Universidade é a realização de um sonho. "Foram mais de dois anos me preparando. Estou adorando esse início e cheia de expectativas", contou.
O mesmo sentimento tem o jovem João Victor dos Santos, de 20 anos, que conta estar animado com essa nova fase. "A cerimônia foi ótima para termos contato com todos os colegas e conhecermos toda a estrutura que a Ulbra oferece", destacou. Além de calouros da Região Metropolitana, o curso acolhe jovens de outras cidades do Rio Grande do Sul e de outros Estados. Isabela Oliveira, de 20 anos, por exemplo, veio de Palmas, no Tocantins, para cursar Medicina em Canoas. "Estou gostando muito da estrutura do campus e feliz em poder realizar algo para o qual me preparei tanto", completou.
Recepção de boas-vindas
Na cerimônia, estudantes e familiares foram recebidos pelo reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, que destacou a importância do papel da família nessa nova fase de vida dos calouros. "Sabemos que, onde há a presença da família, o desempenho dos estudantes é melhor", justificou. Para o reitor, o desafio da Universidade é destacar o aspecto humano da profissão de médico. "E aqui desenvolvemos isso desde o primeiro semestre", enfatizou. Ziemer ainda salientou que é papel da Universidade atuar para a realização dos sonhos das famílias.
Já o vice-reitor Ricardo Rieth fez questão de enfatizar a missão da Ulbra, de "ser comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora". "Aos futuros médicos, não podemos nos sentir como super-homens ou supermulheres que detêm o conhecimento. Só seremos efetivos se nos relacionarmos e nos colocarmos no lugar das pessoas", aconselhou. As boas-vindas também foram dadas pela Coordenadora Acadêmica, Lucimar Filot da Silva Brum, e pela coordenadora do curso de Medicina, a professora Miriam Silveira Heine, que falou sobre a tradição da cerimônia do jaleco e apresentou a infraestrutura e o apoio disponível para os estudantes do curso. O capelão do campus, pastor Mário Fukue também deixou sua mensagem aos pais e estudantes. No final, estudantes do 2ª semestre entregaram para os calouros os jalecos brancos que utilizarão durante a formação.
Marla Cardoso
Jornalista MTb 05.047
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes