Formaturas
Felicidade redobrada nas formaturas da Ulbra Canoas
Histórias de irmãos que graduaram-se na Universidade
Agosto tradicionalmente é conhecido na Ulbra Canoas pela retomada das aulas com o início do semestre, mas também por ser o mês em que ocorrem diversas formaturas dos cursos de graduação. Dias 4 e 5 de agosto, sexta-feira e sábado, de forma especial laços de família estiveram presentes em alguns estudantes que colaram o grau no campus.
Na noite de sexta-feira, o formando Felipe Reveilleau Velho, do curso de Agronomia, tornou-se o quarto integrante de sua família a colar grau na Instituição, já que seus três irmãos são egressos de Medicina. Entretanto, a relação que o formando tem com a Universidade vai muito além do âmbito acadêmico. Felipe possui uma página no Facebook em que compartilha as notícias da Universidade postadas na mesma rede social. "Minha página possui mais de 1 mil seguidores. Sempre que posso acompanho o reitor Marcos Ziemer em atividades externas em que ele representa a Ulbra. Recordo que compareci até mesmo quando ele tomou posse na Instituição. Tenho um carinho especial por essa Universidade", explicou emocionado.
O momento de receber o diploma foi muito especial para Felipe. "Estou realizando um sonho e na Ulbra eu aprendi a estudar e a ser independente. Mas, por outro lado, deixar de frequentar diariamente esse local vai ser difícil, pois considero o campus Canoas minha segunda casa", argumentou Felipe, que nutre esperança de retornar à Instituição. "Não sei qual será meu futuro profissional, mas vou continuar visitando o campus", assegurou. Seu pai, o cardiologista Flávio José Petersen Velho, que já trabalhou como médico do antigo Hospital Luterano da Universidade, estava muito orgulhoso pela graduação de seu filho. "Esse é o quarto filho meu que cola o grau aqui. Agradeço muito ao trabalho que todos os professores dessa Universidade tiveram na formação acadêmica deles", argumentou com alegria o pai do formando.
Na mesma cerimônia outra história familiar recebeu destaque. As irmãs gêmeas Jéssica Machado e Tatiane Machado, do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Análise e Desenvolvimentos de Sistemas, formaram-se juntas. Antes da cerimônia de formatura, ambas estavam alegres e ansiosas. "Colar o grau junto com minha irmã não tem explicação, pois é um sentimento de felicidade dobrado, mas também de cumplicidade e dedicação", afirmou Tatiane, que já atua como programadora da Kbase, empresa de TI que está instalada no Parque Tecnológico da Ulbratech. "Ter contado com a presença da minha irmã durante todo o período de graduação foi uma realização. Espero que nós duas tenhamos sucesso em nossas vidas profissionais", disse Jéssica. Ao final da formatura a mãe das gêmeas, Inara Siqueira Machado, disse que não encontrava palavras para descrever a felicidade que sentia. "É uma emoção em dose dupla, além de estar honrada. Como mãe tenho a sensação de dever cumprido", ressaltou.
O reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, compôs a mesa de autoridades da cerimônia. Em seu discurso, o dirigente parabenizou os pais dos formandos e os professores, enaltecendo o corpo docente por sua importância em aprimorar a qualidade do processo de ensino/aprendizagem da Ulbra. Para os futuros profissionais, Ziemer apresentou conselhos e reflexões significativas. "A partir de hoje os formados levarão um diploma com a chancela dessa Universidade e, por isso, nós esperamos, enquanto Instituição, que vocês possam atuar com responsabilidade e ética. Espero que os novos profissionais do mercado levem para dentro de suas atividades o componente humano", finalizou.
A cerimônia de colação de grau foi a primeira que contou com a presença do novo capelão universitário Mário Rafael Yudi Fukue. Tanto as irmãs Jéssica e Tatiane, como Felipe colaram grau na mesma cerimônia.? Já noite de sábado, mais duas irmãs concluíram o mesmo curso. Raquel da Silva Elguesabal e Bruna da Silva Elguesabal receberam seus diplomas após concluírem a graduação em Engenharia Química. Raquel já havia obtido o diploma de Licenciatura em Química na Universidade.
André Bresolin
Jornalista - Mtb 18.183
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras