Evento
ComicCon RS movimentou a Ulbra pela terceira vez
Estátua do herói Hulk foi o grande destaque do evento
Pelo terceiro ano a Ulbra Canoas foi o destino dos apaixonados e aficionados por cultura pop e histórias em quadrinhos, no fim de semana, 5 e 6 de agosto, com a realização da sétima edição da ComicCon RS. O maior evento do gênero recebeu cerca de 4,5 mil pessoas. Com o objetivo de aproximar as pessoas daquilo que existe em seu imaginário, foram promovidas palestras, workshops, exposições, sessões de autógrafos e desfiles cosplay. O evento ainda recebeu estandes de lojas e reuniu fã-clubes.
Quem circulou pelo saguão térreo do prédio da Ulbratech, local da convenção, teve a todo momento a sensação de que estava em um estúdio de Hollywood, pois era comum ver circular pelo evento pessoas vestidas de super-heróis, jedis e outros personagens dos filmes Guerra nas Estrelas. Entre tantas atrações da convenção, a maior novidade foi a estátua de mais de três metros do Hulk. Todos os visitantes paravam em frente a ela para fotografar. Os tradicionais estandes que comercializavam gibis em quadrinhos, bonecos e objetos da cultura, mais uma vez foram muito visitados. José Luis García-López, Eddy Barrows e Vitor Cafaggi, foram os grandes expoentes do segmento que marcaram presença no evento.
Fomentar o cenário
O idealizador e coordenador geral do evento, Emerson Vasconcelos, argumentou que desde a primeira edição, realizada em 2011, o evento teve como missão fomentar o cenário de quadrinhos e cultura pop. Segundo ele, o boom da cultura pop nos quadrinhos e no cinema tem contribuído para o sucesso do ComicCon. "Existem pessoas que nunca leram um quadrinho, mas viram um filme do Hulk e acabam nos visitando e comprando vários quadrinhos de super heróis, muitos de autores nacionais", explicou Vasconcelos. "Durante nossa infância e adolescência, só conseguíamos ver esses heróis no cinema, nos gibis ou nos grandes estúdios de Hollywood. Agora temos essa possibilidade aqui e isso é bárbaro", afirmou.
O coordenador geral enalteceu a importância da convenção ser organizada numa instituição de ensino superior. "Esse evento só pode acontecer em uma universidade como a Ulbra, que valoriza o conhecimento e a produção do saber, pois o quadrinho tem que ser reconhecido como cultura, arte e como um meio de educação", salientou Vasconcelos.
Especialista em quadrinhos e cultura pop, a jornalista da Ulbra TV, Maressah Sampaio, participou da convenção, atuando como mediadora em nove sessões. Maressah se mostrou bastante satisfeita com a grande presença de público, mas também com outros aspectos importantes. "Acho que a organização do encontro melhorou em relação ao ano anterior. Entretanto, o que considero mais significativo é a oportunidade que os artistas do segmento têm de dialogar com o público que consome seus trabalhos", ressaltou Maressah, que já atuou ativamente no evento em edições anteriores.
André Bresolin
Jornalista - Mtb 18.183
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
04
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Alunos de Medicina da Ulbra ensinam práticas saudáveis em escola -
04
NOVNOVA GESTÃO Projeto O Novo Jeito Ulbra de Ser propõe ações nas unidades do Sul -
31
OUTRELACIONAMENTO COM A COMUNIDADE Reitor se reúne com líderes empresariais do Norte do RS -
30
OUTREDE DE INOVAÇÃO Ideathon na Ulbra: maratona de inovação transforma desafios em soluções