GEPARTI
Docente da Fisioterapia participa de congresso na África do Sul
Pôster de estudo desenvolvido pelo GEPARTI foi apresentado no evento
A professora do curso de Fisioterapia da Ulbra Canoas, Dra. Laura Jurema dos Santos, participou do World Confederation for Physical Therapy Congress, um congresso mundial de fisioterapia, entre os dias 2 e 4 de julho, na Cidade do Cabo, na África do Sul. Laura apresentou os resultados de um estudo realizado na Universidade pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Reabilitação em Terapia Intensiva (GEPARTI).
A apresentação ocorreu no formato pôster, cujo conteúdo do trabalho foi desenvolvido no Hospital Universitário de Canoas, durante todo o ano de 2016. "Há incremento funcional após a alta da UTI em um hospital universitário do Sul do Brasil?" é o título do trabalho que consistiu na avaliação da funcionalidade dos pacientes internados na UTI do hospital. Sob a supervisão da professora Laura, seis alunas da Fisioterapia e bolsistas de iniciação científica que integram o GEPARTI coletaram os dados que posteriormente possibilitaram a avaliação. O estudo teve como propósito maior verificar se, após a alta hospitalar da UTI, os pacientes recuperavam a funcionalidade e a mobilidade que apresentavam antes do período de internação para direcionar futuras pesquisas voltadas à reabilitação pós UTI. "O estudo também gerou um artigo que em breve será publicado na revista Fisioterapia e Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP)", explica a docente. Entretanto, ter participado do maior congresso do segmento em nível mundial foi um fato muito relevante para Laura. "A apresentação do trabalho ocorreu no formato pôster. Para mim, a parte mais impactante foi ver colegas do mundo todo discutindo os resultados obtidos no nosso estudo", afirma. A professora destaca que as avaliações foram extremamente positivas. "O estudo recebeu elogios, pois a pesquisa mostrou-se inovadora. Fomos parabenizados por expoentes no assunto, o que estimulou desenvolver novas pesquisas na nossa instituição", ressalta com orgulho a docente.
As seis alunas do GEPARTI que participaram do estudo no ano de 2016 são: Fernanda dos Santos Silveira, Franciele Ferro Müller, Hillary Dorneles Araújo, Juliana Bueno Comerlato, Maria Camila da Silva e Priscila Becker da Silva.
André Bresolin
Jornalista - MTb 18.183
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras