Extensão
Ulbra firma parceria para tratar equinos de São Leopoldo
Minuta de cooperação com a prefeitura foi assinada na última sexta-feira
O diretor da Ulbra Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, e o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, assinaram, na última sexta-feira, 14 de julho, uma minuta de cooperação técnica que garante atendimento veterinário a equinos de proprietários de baixa renda do município. Em cerimônia realizada no paço municipal, o gestor da Universidade Luterana do Brasil, acompanhado da coordenadora de Extensão do campus, Dalva Santana, saudou a parceria, que inicialmente contemplará o mapeamento e cadastro de carroças e cavalos da cidade. "Que a seriedade do governo de São Leopoldo com a causa animal sirva de modelo para o Rio Grande do Sul e também para o Brasil", disse o diretor, que enxerga a iniciativa como sendo um marco inicial no diálogo entre a Instituição de Ensino Superior e o poder público da região. "Queremos inserir nossos profissionais e residentes nesse processo, para que eles possam contribuir com essa causa tão nobre", pontuou Brito.
Na ocasião, Vanazzi enfatizou a importância do acordo para a ampliação dos serviços oferecidos pela Secretaria de Proteção Animal na cidade. "Este convênio que estamos assinando demonstra a visão do que queremos para a nossa cidade. É preciso adotar alguns critérios que garantam uma gestão pública sem privilégios. A política tem que ser transversal, universal, para atender toda a população, mas, em primeiro lugar, a quem mais precisa", afirmou o prefeito após rubricar o documento, que também contou a validação de outras duas autoridades: o diretor do Centro de Oncologia Centenário, Adalberto Broecker Neto, e o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Rodrigo Lorenzoni.
Lorenzoni se surpreendeu positivamente com a assinatura conjunta e fez referência ao fato de a Ulbra estar entre as entidades signatárias da minuta. "Essa capacitação possibilitará um tratamento digno aos equinos da região", destacou o representante da entidade de classe e ex-aluno da Instituição.
Pontapé inicial do projeto ocorrerá ainda este mês
Coordenador de um projeto similar, implantado no ano passado no bairro Guajuviras, em Canoas (RS), o professor do curso de Medicina Veterinária, Eduardo Malschitsky será um dos responsáveis pelo cadastro e diagnóstico dos cavalos do município. Conforme relata, o pontapé inicial do programa ocorrerá ainda em julho. "Nas próximas semanas, participarei de um encontro na Associação de Carroceiros de São Leopoldo para debater a formação de um mutirão de cadastramento de animais", revela o educador que contará com o apoio de 20 estudantes da graduação para a empreitada.
Desde 1997, o Hospital Veterinário da Ulbra atende gratuitamente cerca de 200 equinos, mediante comprovação de carência dos proprietários. Informações sobre o agendamento de triagens e consultas podem ser obtidas pelo telefone (51) 3477.9212 ou através do e-mail hospitalveterinario@ulbra.br.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras