Acessibilidade
Aluno com deficiência visual promove atividade de imersão em sala de aula
Ação proporcionou a experiência sensorial vivenciada por pessoas cegas
Ao tornar-se um deficiente visual, aos 19 anos, Maicon Tadler pensou em desistir de construir uma carreira e abraçar um futuro profissional. Sem estudar desde os 15, devido ao seu baixo grau de visão, o rapaz estava sem perspectivas, quando, em 2012, ingressou no curso de Administração da Ulbra Canoas com uma bolsa integral do Prouni. Após cinco anos de dedicação, mais um ciclo se encerrou para Tadler, na noite da última terça-feira, 11 de julho, quando o seu Trabalho de Conclusão de Curso foi aprovado pela banca examinadora. Uma vitória pessoal, mas com gosto de empatia e superação. Na ocasião, o universitário compartilhou com outros 52 estudantes a experiência de uma vida no escuro.
Completamente vendados, os voluntários acompanharam por 20 minutos a exibição de slides contando apenas com um recurso de audiodescrição como referência. "Eu quis que as pessoas experimentassem a sensação de não enxergar e se colocassem na pele de alguém que é cego, como é o meu caso", conta o aluno que, ao longo dos cinco anos em que frequentou o bacharelado, aprendeu a reter informações sem o apelo de imagens.
A estudante Pâmela Maia sentiu alívio ao remover a venda dos olhos. "Fiquei agoniada durante o tempo em que fiquei sem ver, mas o que o Maicon me proporcionou foi único e indescritível", garante a universitária, admirada com o estímulo proporcionado pela história de vida de seu colega. "Às vezes, encontramos empecilhos e dificuldades em coisas pequenas, por isso é tão bonito quando alguém supera as adversidades e conquista um objetivo", afirma Pâmela.
Audiodescrição: uma ferramenta de inclusão social
A audiodescrição, faixa de narrativa adicional utilizada em produtos audiovisuais para o consumo de cegos, não é uma novidade para Tadler, que adotou o seu uso durante a apresentação do TCC, intitulado Desenvolvimento do Empreendedorismo em Pessoas com Deficiência Visual. "Logo que ingressei na faculdade, busquei conhecer melhor as tecnologias assistivas que eu tinha ao meu alcance, como a bengala dobrável e o sistema de leitura em braile. Foi nessa época que comecei a usar a audiodescrição para entender melhor vídeos e datashows exibidos pelos professores", revela o agora formando de 24 anos.
Conforme sua orientadora e coordenadora do curso de Administração, professora Adriana Capelão, trata-se de um recurso que pode ser melhor utilizado pelo corpo docente da graduação e da pós-graduação. "Acho que, agora, temos um espaço para que essas técnicas de inclusão acessível possam ser adotadas com mais frequência em sala de aula", enfatiza a educadora que percebe uma mudança na turma que participou da ação de imersão na sala 4 do prédio 6 do campus. "Tenho a impressão que todos entenderam como podem absorver mais o conteúdo das disciplinas do curso", avalia com orgulho Adriana.
No futuro de Maicon, os estudos seguem sendo prioridade: "quero fazer uma pós-graduação em planejamento estratégico e cursar Ciências Contábeis", diz satisfeito o rapaz que saiu com um sonho de sua terra natal, o município de Rolante, na região metropolitana do estado, e que agora volta para casa com muito mais do que um diploma.
Para que histórias como essa possam ser contadas, a Ulbra desenvolve há 16 anos o seu Programa Permanente de Acessibilidade (PPA), iniciativa que busca institucionalizar políticas de inclusão dentro do ambiente acadêmico da Universidade. Atualmente, o programa conta com o apoio de 15 profissionais, entre intérpretes de Libras, editores de materiais em Braille e ledores. Através dele, as necessidades de cegos, portadores de baixa visão, surdos e de indivíduos com mobilidade temporária reduzida ou deficiência física são atendidas. Interessados em conhecer as ações promovidas pelo PPA podem encontrar mais informações na página www.ulbra.br/canoas/acessibilidade
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
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