Design
Universidade valida sucesso de parceria com a Mercur S.A.
Reitor da Ulbra assinou convênio com a empresa na quinta-feira, 6 de julho
Uma comitiva da Mercur S.A, empresa do ramo industrial que atua nos segmentos da saúde, educação e de revestimentos, visitou o campus Canoas da Ulbra, na última quinta-feira, dia 6 de julho, para o encerramento de um ciclo de atividades iniciadas no começo do semestre letivo. Reunidos no prédio 14 da unidade, os colaboradores da companhia assistiram as apresentações de cinco protótipos de mobiliário para pontos de venda projetados por estudantes da disciplina de Projeto III do curso de bacharelado em Design. Os Pdvs, como são chamados pelos designers, foram idealizados após uma série de encontros e visitas à sede da empresa, localizada em Santa Cruz do Sul, no interior do Rio Grande do Sul. Ao longo de quatro meses, os acadêmicos mantiveram contato direto com profissionais que os auxiliaram em um processo de cocriação de expositores para a linha de produtos farmacológicos da companhia. O sucesso desse trabalho veio na forma de um convênio, assinado pelo reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, pouco antes do início das apresentações dos trabalhos.
Na ocasião, Ziemer cumprimentou a todos os presentes e salientou a importância do contato com o mercado de trabalho para o aprimoramento técnico dos estudantes. "O grande desafio do processo de ensino e aprendizagem brasileiro é torná-lo algo prático e que faça sentido para o aluno. Quando as empresas dialogam com a Universidade, elas concretizam esse propósito e estimulam novas ideias, o que resulta em inovação", destacou o gestor, que, ao lado do diretor do campus Canoas, Erivaldo Diniz de Brito, representou a Instituição na atividade.
Mas o período de colaboração e troca de conhecimentos não foi positivo apenas para os universitários. Para a companhia, o convívio foi oportuno para a revisão de conceitos e oxigenação de métodos de trabalho, como garante a coordenadora de relacionamento da Mercur, Ana Paula Menezes Lange. "A Mercur tem 94 anos, mas, apesar da idade, é uma companhia que se mantém aprendendo constantemente. Nós crescemos muito convivendo com os alunos dessa disciplina e acreditamos que, o olhar deles somados aos da nossa equipe, ajuda a construir algo que, sozinhos, nós nunca conseguiríamos produzir", comentou a coordenadora, demonstrando satisfação e interesse em reproduzir a experiência em um futuro próximo.
Uma experiência transformadora para além da sala de aula
Nervosa com a ideia de mostrar aos presentes tudo o que aprendeu com as visitas à Mercur, a estudante do sexto semestre, Camila Silveira, lembrou um pouco de sua vivência ao lado de um grupo de profissionais que acabou abrindo os seus olhos para o modus operandi do mercado profissional do design de produto. "Na primeira parte da disciplina, nós criamos expositores a partir da nossa visão de como um ponto de venda deveria ser. Quando chegamos na fábrica, descobrimos que existe toda uma relação com comerciantes e distribuidores que influencia o resultado final do que criamos", conta a universitária, que garante ter saído do processo com uma nova visão sobre as rotinas de trabalho comuns dentro de ambientes corporativos.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras