Formação Docente
Augusto Cury palestra para educadores da Rede de Escolas da Ulbra
Escritor foi prestigiado por mais de 500 educadores, no campus Canoas
Autor de mais de 60 livros publicados em 70 países, o médico e pesquisador Augusto Cury palestrou para um público de aproximadamente 500 pessoas, no último sábado, 24 de junho, durante um encontro fechado de professores da Rede de Escolas da Ulbra, realizado campus Canoas da Universidade Luterana do Brasil. Organizado para difundir o Programa Escola da Inteligência, método de Gestão Sócio-emocional desenvolvido por Cury e, hoje, adotado por instituições de ensino do mundo todo, o evento lotou o auditório principal do prédio 11.
Na ocasião, os educadores, diretores e gestores das unidades de educação básica da rede tiveram a oportunidade de conhecer detalhes de uma teoria pedagógica calcada no autocontrole, autoconhecimento e no aprimoramento das relações interpessoais envolvendo familiares, estudantes e docentes, como explica o próprio palestrante. "Um filho de sete anos olha para o pai e nota quando ele perde o controle do que está sentindo, repara quando sua mãe está agindo antes de pensar, porque são essas as coisas que ele aprende quando é submetido ao programa Escola da Inteligência." De acordo com o pesquisador, crianças e adultos atualmente são consumidores emocionais irresponsáveis. "Uma crítica pode estragar o dia de alguém, uma discussão, a semana, isso adoece a psique humana e a capacidade do indivíduo de ser feliz", pontua o escritor que alerta para os cuidados que devemos ter para evitar comportamentos nocivos ao convívio humano.
O método, que, desde 2015, vem sendo implantado em turmas de educação infantil de oito escolas da rede, hoje já atinge outros níveis de ensino e começa a impactar positivamente o processo pedagógico e o relacionamento de crianças e jovens, dentro e fora do ambiente escolar, como afirma Carin Kuchenbecker, assessora de projetos da rede. "Em uma de nossas Unidades já estamos aplicando o programa do professor Cury com alunos das séries iniciais até o quinto ano do ensino fundamental. Os relatos dos educadores e dos pais são animadores. Todos notam mudanças significativas no comportamento dos estudantes, seja em sala de aula ou em casa com a família", revela a gestora que atesta que, após os três primeiros meses de adoção do método, as primeiras transformações começam a ocorrer.
Satisfeito com a receptividade do público em sua palestra e com o comprometimento do corpo docente das escolas em promover experiências de gestão emocional utilizando a sua expertise, Augusto Cury não deixou de salientar o papel inovador da Universidade e de sua Rede de Educação no processo de formação humana e profissional de pessoas de todas as idades. "O objetivo da Ulbra não é o de formar repetidores de informação, mas pensadores que tenham um caso de amor com suas vidas e com a sociedade. A Rede de Escolas da Ulbra está na vanguarda porque sabe que não basta bombardear o córtex cerebral dos alunos com inúmeros conteúdos, mas que é fundamental ensiná-los a gerir e proteger seus próprios sentimentos", finalizou.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras