Pesquisa
Ulbra é destaque em relatório internacional da OMS sobre Cáries
Docentes ajudaram a redigir resolução da Organização Mundial de Saúde
Pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Odontologia da Ulbra participaram da elaboração de um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre o combate ao aparecimento de cáries na primeira infância. O documento, publicado no começo de junho deste ano na página da entidade, servirá como diretriz para a implantação de políticas públicas internacionais visando à prevenção da doença em crianças de 0 a 6 anos de idade.
Redigido a partir de resoluções da última conferência da organização, ocorrida na Tailândia, em janeiro de 2016, o texto colaborativo contou com a supervisão do Dr. Carlos Alberto Feldens. O docente da Universidade Luterana do Brasil assina um trecho da publicação que trata dos padrões de desenvolvimento do problema odontológico no começo da vida.
Conforme explica o professor, o convite para representar a América Latina no encontro global não se deu apenas pela prolífica contribuição científica de seu grupo de pesquisa, que conta com mais de 80 artigos publicados em periódicos de renome, mas, principalmente, pela relevância dos estudos conduzidos pela equipe junto a jovens mães e recém-nascidos de São Leopoldo. "Há dois anos, nós fizemos o acompanhamento odontopediátrico de 500 mães e seus filhos bebês. Os resultados foram muito positivos, porque, ao orientá-las sobre os cuidados que deveriam ter para o bem-estar da criança, conseguimos reduzir significativamente a incidência de uma série de doenças nos pequenos, entre elas a cárie", conta Feldens, que atribuiu o convite da OMS a esse trabalho em especial.
Para a diretora de pós-graduação e pesquisa, Nádia Schröder, a chancela do órgão é mais do que um reconhecimento dos esforços da Ulbra, mas um passo importante rumo ao processo de internacionalização da Instituição de ensino. "Isso traduz o que priorizamos em nossa estrutura pedagógica: a indissociabilidade entre a extensão, pesquisa e ensino, uma característica que se materializa nos processos de aprendizagem que adotamos. O que está sendo divulgado neste relatório da OMS é a produção do conhecimento mais inovador, a partir de estudos que podem gerar uma transformação social efetiva", conclui a gestora que percebe este momento como mais uma prova de comprometimento do corpo docente com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade.
Intitulado WHO Expert Consultation on Public Health Intervention against Early Childhood Caries, Report of a Meeting, Thailand, 26-28 January 2016, o relatório em língua inglesa possui mais de 37 páginas e foi elaborado por meio de videoconferências com representantes dos grupos de debate que estiveram na conferência de Bangkok, capital da Tailândia.
Clique aqui para ler o documento na integra.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
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