Na passarela
Alunos apresentaram suas coleções no Fashion Day in Ulbra
Desfile do Design de Moda esquentou a noite fria na Ulbra Canoas
O ambiente festivo e a agitação dos desfiles promovidos pelas coleções dos alunos do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Design de Moda da Ulbra Canoas elevaram as baixas temperaturas da noite de terça-feira, 20 de junho, no térreo do prédio da Ulbratech, no campus da Universidade. O evento Fashion Day in Ulbra foi composto pela apresentação dos looks produzidos pelos alunos nas disciplinas de Modelagem II e Moulage, e também aqueles que pertencem ao Projeto Tecnológico em Design de Moda (Protec).
Os desfiles dos estudantes de Modelagem II e Moulage foram inspirados na temática 100 Anos do Modernismo no Brasil. Já no Protec, cada coleção apresentada tinha um tema próprio, e uma banca composta por profissionais do mercado da moda avaliou as coleções apresentadas. Segundo a coordenadora do CST em Design de Moda, Débora Quaresma, o Protec tem como objetivo apresentar desfiles com a ênfase mercadológica. "Esse é o momento em que os nossos estudantes mostram ao mercado aquilo que desenvolveram e aprenderam durante a graduação. Isso nos gratifica muito, pois comprova que estamos cumprindo nosso papel acadêmico", afirmou. Para Débora as coleções do Protec enfatizaram o aspecto conceitual e mostraram sincronia com as necessidades da moda e do mercado. "Esse desfile comprovou que as seis alunas do projeto tecnológico estão preparadas para ingressar no mercado profissional", disse a docente. Já a gestora de imagens, que integrou a banca avaliadora das coleções apresentadas no Protec, Aline Klemt, observou que a criatividade não foi o único item que a surpreendeu positivamente. "Fiquei impressionada com o engajamento social das meninas, que conseguiram passar conceitos importantes. Destaco questões ligadas a preconceitos, como a noiva tatuada e a coleção plus size, além do enfoque dado à sustentabilidade", argumentou Aline.
Coleção plus size
"Vai ter gorda na passarela!" Foi com essa afirmação enfática e vibrante que a estudante do CST em Design de Moda, Queila Varella, convidou a todos para acompanharem o desfile de sua coleção, a Serafina, que integrou o Protec. O trabalho de Queila apresentou os modelos plus size acima do tamanho 46, com um desfile de roupas modernas, confortáveis e sofisticadas. "Minha coleção teve como propósito mostrar que pessoas gordas também têm vez nesse mercado, mas, infelizmente, a indústria de moda ainda não percebeu que produz roupas muito discretas para esse público e precisa se modernizar", explicou Queila. O desfile de sua coleção empolgou a plateia.
Na noite desta quarta-feira, as passarelas voltam a ganhar destaque com a final do 1º Concurso Moda Inclusiva RS. O evento ocorrerá no térreo do prédio 16, da Ulbratech, às 20h.
Assista a alguns momentos do evento clicando em Fashion Day in Ulbra
André Bresolin
Jornalista - Mtb 18.183
Tags
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras