PPGEDU
Docente norte-americano palestra no encerramento do SBECE/SIECE
Tema: Da Indignação à Interação dos Saberes
Foi realizada a conferência de encerramento do 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação (SBECE) e do 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (SIECE) na noite de quarta-feira, 14 de junho, na Ulbra Canoas. Da Indignação à Interação dos Saberes foi o tema da palestra do professor do departamento de línguas e culturas modernas da Universidade de Miami, George Yúdice. Com o foco em temáticas contemporâneas ligadas a ideia de uma nova onda neoconservadora, caracterizadas por questões relativas às políticas do ressentimento, da raiva e do medo, os seminários SBECE e SIECE promoveram atividades com pessoas que praticam estudos culturais, tendo em sua área de atuação problematizado e tensionado diversas questões no campo da cultura.
Especialista em pesquisas a respeito dos usos econômicos e sociais da cultura e também sobre a inovação urbana e criativa que atua na redução da criminalidade e da violência, Yúdice argumentou que o tema do seminário caracteriza bem o sentido de desproteção que as pessoas sentem devido ao terrorismo, o aumento dos problemas econômicos, a corrupção estatal e empresarial, e a crescente desigualdade e criminalidade com a concomitante rachadura do tecido social. O conferencista destacou que na América Latina a sensação de insegurança é enorme, pois as cidades são as mais violentas do mundo e os índices de violência podem ser comparados aos de países que estão em guerra, como a Síria. "Quarenta e três cidades latino-americanas estão entre as mais violentas do planeta, sendo que desse número, dezenove são municípios brasileiros. A violência é proveniente dos enfrentamentos com os narcotraficantes e com as milícias", explicou Yúdice.
Ao final das atividades, a coordenadora do PPGEDU, Iara Bonin, salientou que a temática debatida no 7º SBECE e no 4º SIECE constituíram-se em espaços importantes para a discussão de políticas da raiva, do medo e dos ressentimentos e suas reverberações na educação. "Promovemos encontros muito produtivos para se pensar como os trabalhos de pesquisa que temos realizado podem vincularem-se às lutas que vêm sendo desenvolvidas", destacou Iara.
Os seminários, que aconteceram simultaneamente, foram promovidos pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Ulbra, em parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Ufrgs.
André Bresolin
Jornalista - Mtb 18.183
Notícias relacionadas
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema
Últimas notícias
-
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZUlbra Sport Festa da inclusão no encerramento dos Jogos Gaúchos Paradesportivos -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado