Pesquisa
Ulbra promove workshop para uso da Rede de Catálogos Polínicos Online
Plataforma digital é uma importante aliada da apicultura sustentável
A Ulbra promove, entre os dias 26 e 30 de junho, uma capacitação para uso da Rede de Catálogos Polínicos Online (RCPol), no campus Canoas (Avenida Farroupilha, 8.001 * Bairro São José). Desenvolvida em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), a RCPol conta com uma plataforma na internet que busca democratizar o acesso aos diferentes espécimes botânicos utilizados por abelhas para o processo de polinização (transporte do grão de pólen para reprodução de plantas).
Patrocinado pela Bayer, multinacional farmacêutica com sede em Leverkusen, na Alemanha, o projeto consiste na criação de um banco de dados internacional contendo informações palinológicas vitais para a apicultura e preservação de abelhas ameaçadas de extinção. A ferramenta interativa, lançada no final de 2016, leva a público uma série de estudos produzidos dentro da Ulbra que, antes, serviam apenas aos pesquisadores e estudantes de graduação: a coleção de grãos de pólen da Instituição.
O acervo com mais de 12.000 lâminas com amostras de 1.500 espécimes é um dos maiores do país e agora pode ser acessado gratuitamente por qualquer pessoa através do website da RCpol. Uma conquista que, conforme a coordenadora do laboratório de Palinologia da Unidade, Soraia Girardi Bauermann, é sinônimo de progresso e sustentabilidade. "É um ganho enorme tanto para os estudiosos da área quanto para produtores de mel, pois universaliza um conhecimento que antes era restrito. Essa coleção é um investimento realizado pela Ulbra e que agora se transforma em avanço científico", avalia a docente responsável pela preservação e controle da palinoteca do campus.
Voltado para a comunidade acadêmica, biólogos e pesquisadores, mas também para apicultores ecologistas e demais interessados na proposta da RCPol, o workshop segue com inscrições abertas até o dia 20 de junho no site www.rcpol.org.br/pt/formulario-de-inscricao-para-o-curso-de-capacitacao. As aulas são divididas em dois módulos. O primeiro, que ocorre de 26 a 28 de junho, é prático e ensina detalhes sobre os procedimentos de coleta, extração e arquivamento de grãos de pólen. O segundo, de natureza teórica, aborda as especificidades da Rede de Catálogos e acontece de 29 a 30 de junho. Os encontros serão ministrados pelo egresso da Ulbra e pesquisador colaborador da Universidade, Jefferson Nunes Radaeski, bolsista da RCPol e mestre em Ciências Biológicas. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3477-4000, ramal 2654 ou através do e-mail rcpol2013@gmail.com.
"É um marco na apicultura gaúcha", afirma presidente da Federação Apícola do RS
Presença confirmada no evento, o presidente da Federação Apícola do Rio Grande do Sul, Aroni Sattler, reconhece a relevância do website para os apicultores do estado, um dos principais produtores de mel do Brasil.
Conforme o representante da entidade, a iniciativa é louvável, uma vez que dissemina dados vitais para que os criadores possam, por meio da análise de resíduos de pólen presentes nas favas, descobrir e cultivar os tipos de plantas que servem de alimento para uma colmeia. "Este trabalho da Ulbra completa a lacuna que faltava para intensificar a produção gaúcha e evitar perdas ocasionadas pelas mudanças climáticas", salienta Sattler, fazendo referência à safra de 2015, ano em que o excesso de chuvas e o uso de agrotóxicos acarretaram o desaparecimento de 250 mil colmeias da região.
Mais do que fomentar um nicho do agronegócio, a Palinoteca da Universidade também contribui para a preservação da fauna local. Ameaçada de extinção, a Melipona quadrifasciata, ou Mandaçaia, é um tipo de abelha sem ferrão encontrada no bioma gaúcho e que está desaparecendo da natureza. Fazendo uso dos registros de grãos de pólen, seria possível identificar o ecossistema mais propício para evitar sua aniquilação. "Sem dúvida, é um marco para a apicultura e melipolicultura", define o presidente que já integra o quadro de colaboradores da RCPol.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras