Parceria
Psicologia e PPGProSaúde firmam parceria na produção da revista Aletheia
Coquetel comemorativo ocorreu na tarde da última terça
O curso de Psicologia da Ulbra oficializou nesta terça-feira, 13 de junho, a parceria com o Programa de Pós-graduação em Promoção da Saúde, também da Universidade, para elaboração da revista científica Aletheia, periódico produzido quadrimestralmente pelo curso desde 1995. A união foi comemorada num coquetel que reuniu diversos membros responsáveis pela produção do conteúdo, entre professores e alunos.
A iniciativa se deu após o frequente vínculo de alguns professores do PPG com a Aletheia, onde atuavam como pareceristas e também já contribuíam com publicações. Tal aproximação se solidificou desde o início do ano e promete render muitos frutos para o crescimento do periódico, como salienta as professoras Fernanda Pasquoto de Souza e Aline Groff Vivian, editoras do material. "A ideia é que possamos ampliar o corpo da revista trazendo conteúdos que abordem o campo interdisciplinar em saúde", afirma Fernanda, e que também possam "agregar professores dos programas de pós-graduação, o que é um ganho para a qualidade da revista", completa Aline.
Outro fator relevante nessa fusão é a possibilidade de agregar disciplinas, coeficiente positivo de acordo com o professor Adriano José Teiga, coordenador do curso de Psicologia, que destaca: "A nossa revista tem um caminho bem legal e agora está apostando em um ciclo mais alto, integrando outras ações da Ulbra, ganhando a interdisciplinaridade mas, ao mesmo tempo, se mantendo no seu eixo que é a saúde", relata Teiga.
Além do conteúdo, essa parceria vem para reforçar a estrutura de produção do boletim, uma vez que surgiu a oportunidade de expansão do conjunto de edição, responsável pela elaboração do conteúdo. A professora Gehysa Guimarães Alves, coordenadora do PPGProSaúde, explica a ideia: "Queremos profissionalizar ainda mais, trazendo outras pessoas para contribuir com o corpo", afirma a coordenadora.
Na perspectiva de ensino, a Aletheia tem uma grande importância para os acadêmicos que participam da sua produção, como a Verônica Schneider, estudante do 5º semestre de Psicologia, que conta sua visão sobre a importância de participar desse tipo de atividade: "É muito importante tanto a aproximação que temos com a área da pesquisa, algo que ajuda muito na graduação, quanto o contato com os professores, que torna o aprendizado muito mais intenso", afirma a acadêmica.
Hoje, a estrutura da revista agrega cerca de 16 pessoas, entre o conselho editorial, editores, alunos e secretaria.
Texto: Mariana Viegas
*estudante de jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
19
FEVPÓS-GRADUAÇÃO Ulbra oferta pós presencial em Teologia e Ministério Pastoral -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras