25 Anos
Em semana exitosa, curso de Comunicação Social celebra seus 25 anos
Alunos aprovaram o conteúdo e o formato das oficinas dos egressos
Para celebrar os 25 anos do curso de Comunicação Social da Ulbra Canoas, foram realizadas palestras e oficinas de 5 a 9 de junho, na Universidade. A iniciativa teve como propósito maior promover a integração entre os alunos e os egressos que já atuam na área, para que os estudantes pudessem observar como os convidados utilizaram os conhecimentos adquiridos na Universidade e ainda aprofundaram seus saberes com as práticas profissionais. Nas noites de quinta e sexta-feira, 8 e 9 de junho, ocorreram as últimas oficinas do evento.
Egressa de Publicidade e Propaganda há 10 anos, Tati Machado conduziu uma oficina sobre a relação entre direção de arte e arte final. A palestrante apresentou conceitos relativos à temática de sua atividade e ainda explanou sobre os padrões, tipos de materiais, formatos e resoluções das peças publicitárias. Ela também propôs a realização de um exercício para estimular a prática, no qual os participantes tiveram que criar peças publicitárias para uma marca de calçados. Já a egressa de Relações Públicas, Aline Bohn, relatou sua experiência pessoal na Perestroika, destacando o funcionamento do modelo de trabalho da agência que, segundo ela, é algo mais fluído e autônomo, se comparado com o mercado de trabalho tradicional. A convidada observou que a falta de hierarquia faz com que os colaboradores tenham mais espaço e poder de atuação. Aline, que atua como coordenadora de curso na Perestroika, ainda apresentou características do intra empreendedorismo.
Uma das temáticas que não poderia ter ficado de fora das oficinas foi o segmento voltado ao jornalismo esportivo. Repórter da rádio Guaíba, com passagens pela Bandeirantes AM e com 10 anos de carreira, incluindo a cobertura da Copa do Mundo de 2014, o egresso Geison Lisboa ministrou a oficina Jornalismo Esportivo Levado a Sério. Lisboa conduziu sua oficina realizando um bate papo descontraído com muita interação dos alunos. Em sua apresentação, explanou sobre o funcionamento de uma jornada esportiva, passando pela narração, reportagem de campo e opinião. Ao falar sobre como é trabalhada a opinião no rádio esportivo, argumentou que, atualmente, as redes sociais propiciam ao ouvinte participar diretamente, de forma instantânea e em grande escala, através de plataformas como o twitter, whatsapp e facebook. Por fim, mostrou vídeos com participações de colegas de rádio que relataram suas vivências e opiniões sobre o mercado nos dias de hoje.O segmento esportivo também foi contemplado pelas lentes de um repórter fotográfico. Graduado no curso de Fotografia da Universidade, Luiz Munhoz ministrou a oficina Fotojornalismo Esportivo. O repórter fotográfico trabalha há mais de três anos fotografando os jogos da dupla Gre-Nal em todos as competições que os dois times disputam, além de atuar, na mesma função, na Assessoria de Comunicação Social (ACS) da Unidade. A proposta de Munhoz foi abordar os conhecimentos teóricos e práticos específicos para a execução da fotografia em esportes. Em sua explanação, procurou aliar os conhecimentos teóricos com a prática na captura da imagem, edição, envio das imagens em tempo real, além dos equipamentos necessários para a execução do trabalho. Sua oficina também contemplou a realidade do mercado de fotojornalismo esportivo, inclusive do profissional que atua como freelancer e as peculiaridades de sua atuação.
Ao final do evento, o coordenador dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, Deivison Campos, considerou que a iniciativa superou as expectativas devido ao grande interesse demonstrado pelos acadêmicos de Comunicação Social, não só nas oficinas e palestras, mas também nas visualizações dos conteúdos postados nas plataformas digitais. "Além da qualidade dos palestrantes, da variedade e importância dos temas abordados, o resultado foi muito positivo pois contemplamos temáticas atuais", argumentou o docente. "Procuramos buscar as especificidades de cada atividade profissional das áreas para fornecer aos nossos alunos detalhes que os ajudem a compreender melhor como a prática do trabalho funciona", complementou Campos, que pretende promover outras atividades nesse formato. A estudante de Jornalismo, Lilyane Pazzini, considerou que o evento foi muito bem planejado e organizado, enaltecendo o encontro com os egressos. "Esse contato com profissionais da área nos proporciona conhecimentos práticos que são necessários nas redações. As oficinas foram tão válidas quanto o aprendizado em sala de aula", afirmou. Já o acadêmico de Publicidade e Propaganda, Cristian Ariel, aprovou o propósito do evento pela diversidade de oficinas e pelos ensinamentos disponibilizados. "As práticas que tivemos nesses encontros trouxeram vivências significativas. Em todas as atividades pude perceber como é o dia a dia de um profissional no mercado e como ele deve atuar", finalizou Ariel.
André Bresolin
Jornalista - Mtb 18.183
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
19
NOVSAÚDE E BEM-ESTAR Estudantes de Medicina recebem alunos do Ensino Fundamental na Ulbra -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes