Solidariedade
Debutantes do projeto Noite dos Sonhos participam de atividades na Ulbra
Jovens tiveram um dia digno de conto de fadas
A realização do baile de debutantes é o desejo da grande maioria das meninas que completam 15 anos. Para um grupo de jovens de Canoas, o encanto está virando realidade. No sábado, dia 3 de junho, 16 meninas de comunidades de baixa renda do município participaram de uma das etapas para a concretização deste desejo. As adolescentes usufruíram de momentos especiais na Ulbra, juntamente com acadêmicos e profissionais de diversas áreas. Essa atividade faz parte do Noite do Sonhos, projeto desenvolvido há 13 anos com a ONG Parceiros Voluntários, que oferece gratuitamente diversas ações ao longo de oito meses, culminando em um baile coletivo, em outubro.
Foram realizadas diversas atividades, começando por uma acolhida com palestra sobre valores e virtudes, ministrada pelo Capelão Geral da Ulbra, pastor Maximiliano Wolfgramm Silva. Após passarem para uma produção estética de cabelo e maquiagem, feita pelas alunas do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética, orientadas pela professora Renata Vinholes, elas foram presenteadas com um book fotográfico individual e outro coletivo, realizado por estudantes de Fotografia, supervisionados pelo coordenador do Tecnólogo, professor Antônio Sobral. Todo registro feito nesse dia será entregue às debutantes em um coquetel pré-baile. No período da tarde, aconteceu uma conversa sobre saúde feminina, cuidados com o corpo e direitos e proteção da mulher, promovida pela enfermeira Residente Kauana Guimarães Bico e a acadêmica de Enfermagem, Mariana Valim Pereira Bravo.
O encontro, como um todo, busca promover o autoconhecimento e a autoestima das jovens mulheres, garante a coordenadora de processos da Diretoria de Assuntos Comunitários da Ulbra, Cristina Tonial. "É uma oportunidade das debutantes conhecerem o ambiente do campus e estabelecerem uma interação com alunos e professores, o que serve para despertar o interesse de muitas delas sobre o ingresso no ambiente acadêmico", afirma Cristina, que ainda enfatiza: "É uma chance de conhecerem uma série de possibilidades que algumas delas desconheciam, mostrando que podem sim frequentar esse ambiente e cursar uma faculdade", atesta a coordenadora que consegue perceber nitidamente todo o movimento de transformação pela qual as participantes passaram ao longo do dia. Um momento revitalizador que também foi notado pela debutante Caroline Ferreira, do bairro São Luís, "já me vejo uma pessoa melhor, mais comunicativa, menos tímida, que sabe demonstrar melhor seus sentimentos. Conquistei conhecimentos que vou levar para vida toda", disse a moça que comemora os avanços obtidos em tão pouco tempo. Para a jovem, a oportunidade de participar desse projeto que resulta em um grande baile de debutantes é um grande sonho. "Eu sempre quis uma festa dessas. É uma oportunidade maravilhosa, já que, além do baile, aprendemos muito também", diz Caroline com empolgação.
Para a coordenadora da ONG Parceiros Voluntários, Jeane Kich, o sucesso da Noite do Sonhos é tão claro como o sorriso das mais de 500 adolescentes beneficiadas pelo programa ao longo de seus 13 anos de existência. "É algo que busca, além de melhorar a autoestima delas, auxiliar no desenvolvimento pessoal de cada menina" destaca a dirigente, que enxerga no encontro um pontapé inicial para que as debutantes criem projetos de vida plenos.
Todas as etapas do projeto como a produção do book, maquiagem, palestras, até a decoração, vestidos e anéis presenteados na noite da festa, que ocorre em outubro deste ano, são realizadas através de entidades parceiras. Essa corrente de solidariedade permite que seja construída uma experiência positiva que marcará a vida de todas as pessoas envolvidas.
Confira a galeria de fotos que retrata um pouco desse dia especial: https://flic.kr/s/aHskXSsAon
Texto: Mariana Viegas
* Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Adriana Marques
Jornalista - MTb. 8.354
Coordenadora da Assessoria de Imprensa e Relacionamento
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras