PPGEDU
Três livros são lançados durante o SBECE/SIECE
Obras retratam temas dos estudos culturais em educação
Na terça-feira, 13 de junho, ocorrerá o lançamento de três livros, na programação do 7º Seminário Brasileiro de Estudos Culturais e Educação (SBECE) e do 4º Seminário Internacional de Estudos Culturais e Educação (SIECE), na Ulbra Canoas. São eles: Educação em um Mundo em Tensão: insurgências, transgressões, sujeições, de Karla Saraiva e Bianca Salazar Guizzo; Ética e Pesquisa em Educação - questões e proposições às Ciências Humanas e Sociais, de Luis Henrique Sacchi dos Santos e Lodenir Becker Karnopp; e Pedagogias Culturais: a arte de produzir modos de ser e viver na contemporaneidade, de Viviane Camozzato, Rodrigo Saballa de Carvalho e Paula Deporte de Andrade.
Os eventos têm como tema Políticas do Ressentimento, do Medo e da Raiva: reverberações na educação, e iniciam nesta segunda-feira, 12 de junho. São realizados em parceria pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).
Confira os lançamentos:
Educação em um Mundo em Tensão: insurgências, transgressões, sujeições
Karla Saraiva e Bianca Salazar Guizzo (Organizadoras)
A cultura contemporânea constitui-se em um campo povoado por uma infinidade de acontecimentos que formam uma bricolagem complexa e heterogênea. Por um lado, observamos nos últimos anos a emergência de uma série de movimentos contestatórios em que vemos a internet chamando para a rua, contrariando a percepção de que a rede estaria corroendo a ocupação do espaço público e isolando os indivíduos. Por outro lado, emergem movimentos que se alimentam do digital para sua difusão e consolidação. Esses movimentos tanto podem dar vazão à criação de coletivos transgressores quanto ao reforço de grupos conservadores. Este livro é composto por um conjunto de artigos escritos por pesquisadores que aceitaram a difícil tarefa de problematizar e discutir a relação entre insurgências, transgressões e sujeições no contexto contemporâneo. Sua organização partiu de discussões desenroladas no âmbito do Grupo de Pesquisa Cultura e Educação, contando, posteriormente, com a contribuição de outros pesquisadores afinados com a proposta desta publicação. A obra é editada pela Editora da Ulbra.
Karla Schuck Saraiva é doutora (2006) em Educação pela Ufrgs. Professora do curso de Pedagogia e do PPGEDU da Ulbra, integrando a Linha de Pesquisa Currículo, Ciências e Tecnologia. Bianca Salazar Guizzo é doutora (2011) e mestre (2005) em Educação pela Ufrgs. Professora do curso de Pedagogia e do PPGEDU da Ulbra, integrando a Linha de Pesquisa Infância, Juventude e Espaços Educativos.
Ética e pesquisa em Educação: questões e proposições às Ciências Humanas e Sociais
A obra, organizada pelos professores do PPGEDU da Ufrgs Luís Henrique Sacchi dos Santos e Lodenir Becker Karnopp, reúne textos de docentes, pesquisadores da Ufrgs, Puc-RS, Ulbra, Univas (MG), Fundação Oswaldo Cruz e da Universidade de Gallaudet (Washington D.C., EUA). É um livro que contribui para ampliar as discussões em torno da ética em pesquisas na área da Educação, coincidindo com um momento significativo para os pesquisadores da área, quando a questão da ética está sendo retomada com vigor, no debate sobre sua regulamentação e na retomada dos princípios éticos no desenvolvimento da pesquisa e na formação do pesquisador.
Nesse sentido o livro se propõe a fomentar o debate sobre questões éticas na pesquisa em Educação, articular ações na pesquisa, pós-graduação e em publicações científicas, ampliar o diálogo sobre questões éticas com as demais associações científicas no campo das ciências humanas e sociais, apresentar experiências e propor caminhos para se pensar a ética em Educação, acompanhar e participar das discussões sobre a regulamentação da ética na pesquisa.
Pedagogias Culturais: a arte de produzir modos de ser e viver na contemporaneidade
A obra imprime o interesse dos autores, Viviane Camozzato, Rodrigo Saballa de Carvalho e Paula Deporte de Andrade, da Ufrgs, de conectar múltiplas pesquisas que abordam de forma instigante e produtiva o conceito de pedagogias culturais. Enquanto expressão cunhada na década de 1990, essa concepção de pedagogias sinaliza que a esfera da cultura é produtiva para a realização de problematizações, análises e críticas. Além disso, mostra o quanto múltiplos espaços, instituições e práticas são eminentemente pedagógicos, uma vez que estão implicados na produção de modos de ser e viver.
É acerca dessas questões, centralmente, que esta obra dialoga. Os autores tanto tratam, teoricamente, do conceito de pedagogias culturais quanto mostram, efetivamente, de que modo essas pedagogias funcionam por meio de materiais variados, tais como programas televisivos, obras de arte, matérias de revistas, documentos governamentais, grafites, pichações, anúncios publicitários, músicas, falas e reações de sujeitos diversos. A edição é da Editora Appris.
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