Letras
Projeto Minuto Literário realiza intervenções na Ulbra Canoas
Grupo levou poesia e erudição para três turmas do campus
"O preço do feijão não cabe no poema. O preço do arroz não cabe no poema. Não cabem no poema o gás, a luz, o telefone, a sonegação do leite, da carne, do açúcar e do pão. Foi recitando a primeira estrofe do poema Não Há Vagas, do escritor maranhense, Ferreira Goulart, que os alunos do projeto Minuto Literário começaram suas atividades, na noite da última quinta-feira, dia 9 de junho, no prédio 11 da Ulbra Canoas.
A iniciativa, realizada pelo curso de licenciatura em letras da Unidade, com o apoio da coordenação de Extensão da Universidade, busca levar cultura e erudição aos acadêmicos de diversas graduações através de intervenções artísticas, como explica a coordenadora da ação, professora Jane Konrad. "É uma proposta nova, queremos promover um encontro com a poesia, mas de maneira rápida e descontraída", garante a docente e supervisora de um grupo de 10 estudantes voluntárias que, na ocasião, percorreu três salas de aula do campus lendo trechos de obras selecionadas especialmente para o evento. Além do texto clássico de Goulart, publicado originalmente em 1963 e recitado para uma turma do curso de Pedagogia, outros dois poemas em língua inglesa foram escolhidos para a primeira edição do Minuto Literário: The Raven, do romancista norte-americano Edgar Allan Poe, e Before You Knew You Owned It, da ativista feminista, Alice Walker. Ambas as obras foram recitadas com nuances dramáticas para uma turma do bacharelado em Jornalismo.
De acordo com Aline Luz, uma das participantes do projeto, a promoção do momento lúdico cumpre um importante papel de humanização do ambiente universitário" O acadêmico, muitas vezes, fica tão envolto nos seus estudos que não tem tempo de se desenvolver culturalmente. Logo, a nossa ideia é a de ajuda-lo a desopilar por meio da literatura e do contato com autores do mundo todo", afirma a aluna do quarto semestre do curso de Letras, Inglês e Literaturas da Língua Inglesa.
A surpresa expressa no rosto daqueles que acompanhavam de suas classes o grupo que se movimentavaentre o quadro negro e as carteiras das salas de aula, lendo versos de maneira alternada, foi interpretada como uma conquista para a mentora do projeto, que integra o Programa Ulbra em Cena. "Conseguimos tirar o estudante da zona de conforto, o que sem dúvida é um sinal do sucesso da nossa atividade", comemora Jane.
Marcus de Freitas Perez
Jornalista MTb 17.602
Notícias relacionadas
-
01
MAICOMUNICADO DA REITORIA Dias 2 e 3.5 terão aulas na plataforma virtual -
11
OUTDia do Fisioterapeuta Fisioterapia da Ulbra oferece atendimentos à comunidade -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
04
OUTPROTAGONISMO NO ENADE Enadistas recebem orientação sobre a estrutura do exame
Últimas notícias
-
20
DEZReconhecimento Pesquisas de alunos da Ulbra recebem selo de promoção da saúde -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
19
DEZTradição e fé Concerto de Natal reúne colaboradores e docentes na Capela da Ulbra Canoas -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras